A União Europeia (UE) aprovou um projeto de lei que forçará as empresas fabricantes de smartphones, tablets e câmeras a mudarem o conector para uma única porta de carregamento até 2024.
A decisão afeta diretamente a Apple que comercializa seus smartphones mundialmente com conectores para carregamento a partir de um cabo Lightning.
Isso significa que até 2024, a Apple terá que mudar o conector padrão do iPhone para o novo padrão (USB Type-C) estabelecido no projeto de lei aprovado nesta terça-feira (7).
Outras empresas como Samsung e Huawei também serão afetadas, mas em menor intensidade, já que elas fabricam a maioria dos seus dispositivos com conectores USB Type-C.
De acordo com a Comissão Europeia, a decisão tem como objetivo facilitar a vida dos consumidores e diminuir os gastos com dispositivos eletrônicos.
A Europa vem pressionando as empresas para utilizarem uma única porta de carregamento há mais de uma década devido a reclamações dos usuários de iPhone e Android sobre a necessidade de terem que comprar carregadores diferentes.
Depois de vários anos discutindo uma solução, as empresas não chegaram a um consenso e os países da UE tiveram que intervir politicamente para estabelecer uma lei que exige uma única porta de carregamento.
Em 2018, metade dos carregadores vendidos com telefones tinham um conector USB micro-B, enquanto 29% tinham um conector USB-C e 21% um conector Lightning, segundo um levantamento da Comissão publicado em 2019.
"No outono de 2024, o USB Type-C se tornará a porta de carregamento comum para todos os telefones celulares, tablets e câmeras na UE", disse o Parlamento Europeu em comunicado.
Segundo o chefe da indústria da UE, Thierry Breton, o acordo economizará cerca de 250 milhões de euros (cerca de R$ 1.3 bilhões) para os consumidores.
Ele também afirma que isso permitirá que novas tecnologias de carregamento sem fio evoluam sem se fragmentar ou trazer inconveniências aos consumidores.
Além de celulares, tablets e câmeras, foram incluídos laptops, e-readers, fones de ouvido, teclados, mouses e dispositivos portáteis na lei da UE que prevê um único conector padrão.
"Estamos orgulhosos de que laptops, e-readers, fones de ouvido, teclados, mouses de computador e dispositivos portáteis de navegação também estejam incluídos", disse o legislador Alex Agius Saliba, que conduziu o debate no parlamento.
No entanto, os laptops terão que cumprir a legislação em até 40 meses após sua entrada em vigor. Além disso, o executivo da UE terá o poder para redigir um acordo para os sistemas de carregamento sem fio, no futuro.
Via: Reuters