Take-Two abre ação jurídica contra nova logo da Remedy com "R" semelhante ao da Rockstar

Imagem de: Take-Two abre ação jurídica contra nova logo da Remedy com "R" semelhante ao da Rockstar

A Take-Two Interactive, empresa que controla a Rockstar Games, desenvolvedora de Grand Theft Auto, está em conflito com a Remedy Entertainment, estúdio responsável por Alan Wake 2, por causa de seus logotipos que usam a letra R.

A Take-Two alega que o logotipo da Remedy, lançado no ano passado, pode gerar confusão com o logotipo da Rockstar, que também usa um R estilizado.

A disputa foi revelada pelo site RespawnFirst, que notou a oposição da Take-Two ao registro do logotipo da Remedy no site do Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido.

Lá, é possível ver que a Take-Two contestou duas variações do logotipo da Remedy, que consistem em um R vermelho com um corte na parte inferior, às vezes acompanhado do nome do estúdio embaixo.

A Take-Two não explicou os motivos da sua oposição, mas presume-se que seja por causa da semelhança com o logotipo da Rockstar, que também usa um R vermelho com uma fonte única, sobre um fundo amarelo.

O logotipo da Remedy foi apresentado em abril de 2023, como parte de uma "atualização da identidade visual" do estúdio, que deixou de ser conhecido por apenas um jogo.

O logotipo anterior fazia referência à primeira franquia da Remedy, Max Payne, com uma bala, mas desde então a Remedy criou as franquias Alan Wake e Control.

Remedy Entertainment
Logótipo anterior da Remedy Entertainment, usado durante mais de 20 anos pela empresa.

"A bala na letra R no logotipo antigo representava a era de Max Payne, mas a Remedy de hoje é muito maior do que um único jogo; temos um portfólio inteiro de jogos, novos e antigos", disse o estúdio em um post no blog.

"Era hora de atualizar e redefinir nossa identidade visual para trazer mais consistência, mostrar nossa evolução ao longo dos anos e expressar melhor nossa visão da Remedy de hoje", concluiu.

Uma parceria paradoxal

O que torna essa disputa ainda mais bizarra é o fato de que a Remedy e a Rockstar Games estão trabalhando juntas nos remakes de Max Payne e Max Payne 2: The Fall of Max Payne.

As duas partes assinaram um novo acordo de publicação em 2022 para refazer os dois primeiros jogos de Max Payne para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, com a Remedy cuidando do desenvolvimento e a Rockstar financiando o projeto.

Além de seu apoio contínuo ao Grand Theft Auto 5, que já tem uma década de vida, a Rockstar anunciou o Grand Theft Auto 6 em dezembro de 2023. No entanto, o próximo título de GTA não deve sair até 2025.

Quanto à Remedy, o estúdio está atualmente trabalhando em vários jogos da franquia Control, depois de lançar sua aventura de terror psicológico Alan Wake 2 em outubro de 2023.