Starbreeze cancela modo offline de Payday 3 e explica motivos

Imagem de: Starbreeze cancela modo offline de Payday 3 e explica motivos

A Starbreeze Entertainment anunciou o cancelamento do Project Baxter, um projeto baseado em Dungeons & Dragons que havia sido revelado em 2023.

O objetivo do estúdio com essa decisão é concentrar mais esforços na sua franquia principal, Payday. O cancelamento, infelizmente, levou à demissão de 44 desenvolvedores.

No mesmo dia, a Starbreeze realizou uma transmissão ao vivo para comemorar o segundo aniversário do lançamento de Payday 3.

O gerente geral Jonas Skantz e a gerente de comunidade Elisabeth Elvestad começaram o stream confirmando que o modo offline para Payday 3 não vai mais acontecer.

A live, que ocorreu no canal oficial de Payday na Twitch, tinha como foco discutir o futuro do jogo e as novidades que estão por vir.

Por isso, Elvestad abriu perguntando diretamente a Skantz o que todos queriam saber: "E o modo offline de Payday 3, o que vai acontecer com ele?"

Skantz, tentando quebrar o clima com uma brincadeira, respondeu: "Achei que éramos amigos", antes de dar uma explicação que acabou sendo decepcionante para muitos jogadores.

Ele explicou que o estúdio realmente tinha boas intenções com o modo offline e que a equipe tentou implementá-lo, mas que, na prática, não é viável com a forma que o jogo está sendo desenvolvido hoje.

"Temos um número limitado de pessoas e queremos que elas trabalhem nas coisas mais importantes para o jogo, como progressão, ciclos principais de gameplay e assim por diante. Mas, mais importante, nosso modelo de atualizações hoje é demorado: quando descobrimos algum erro ou ajuste necessário, leva semanas para lançar a correção. Isso não é porque somos lentos, mas porque atualizar o cliente e a infraestrutura do jogo leva tempo", disse Skantz.

Ele continuou explicando que a Starbreeze quer adotar um modelo mais ágil, capaz de responder mais rápido ao feedback da comunidade. Para isso, seria necessário trabalhar com atualizações pelo backend para ajustes rápidos e contínuos.

Segundo Skantz, essa mudança tornaria a experiência online mais eficiente para os jogadores, mas inviabiliza, por enquanto, o desenvolvimento de um modo offline. O anúncio, combinado com a recente demissão de 44 desenvolvedores, deixou muita gente confusa.

Logo depois, o próprio Skantz afirmou que o estúdio está "mais que dobrando a equipe" para conseguir desenvolver as próximas novidades, o que gerou ainda mais questionamentos sobre a real capacidade da Starbreeze de criar o modo offline.

Os desenvolvedores que trabalhavam no Project Baxter podiam ter habilidades diferentes, mas é difícil aceitar que a limitação de equipe seja justificativa apenas para o modo offline e não para outros projetos do jogo.

Além disso, o principal problema de Payday 3 não é a ausência de um modo offline. Desde seu lançamento, o jogo tem sido criticado por oferecer menos conteúdo do que Payday 2.

A Starbreeze precisa apresentar mais motivos para que os jogadores migrem para Payday 3, em vez de continuar jogando os assaltos já conhecidos da versão anterior.

Quem sabe, no futuro, quando Payday 3 estiver chegando ao fim de seu ciclo, um modo offline possa ser incluído. Mas, por enquanto, isso é apenas uma esperança especulativa.

Observando a reação da comunidade à transmissão, fica a dúvida se alguém ainda estará acompanhando o jogo quando esse recurso, se acontecer, finalmente surgir.