A SpaceX está prestes a lançar uma missão histórica que vai levar astronautas para voar ao redor dos polos da Terra.
A missão chamada Fram2, que vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 31 de março, vai mandar uma tripulação de quatro pessoas no espaçonave Crew Dragon para uma órbita que passa pelos polos Norte e Sul da Terra.
Eles vão ficar lá por quatro dias e, durante esse tempo, vão realizar uma série de experimentos inéditos, incluindo o primeiro exame de raios-X no espaço, além de pesquisas sobre anemia, saúde da mulher e perda óssea.
A missão Fram2 é um marco para a exploração espacial, pois será a primeira vez que astronautas farão uma missão dedicada para voar ao redor dos polos da Terra.
A missão é financiada pelo magnata das criptomoedas Chun Wang, que será o comandante da missão, junto com uma equipe composta pelo diretor de cinema Jannicke Mikkelsen, a piloto Rabea Rogge e o oficial médico Eric Philips.
O nome da missão é uma homenagem ao famoso navio norueguês Fram, usado em expedições para o Ártico e Antártica.
Wang, conhecido por suas iniciativas ousadas, tem como meta visitar todos os países e territórios do mundo, e essa será sua primeira viagem ao espaço, após completar o treinamento em Califórnia na semana passada.
A missão vai decolar do Centro Espacial da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, e a decolagem está marcada para 11h39 (horário local) de segunda-feira.

O que vai acontecer durante o voo
Durante os quatro dias de voo, a tripulação vai realizar 22 experimentos no espaço. Um deles é o primeiro exame de raios-X no espaço, chamado de 'SpaceXray'.
Também vai ser testado se a restrição do fluxo sanguíneo pode ajudar na preservação da massa óssea e muscular dos astronautas durante missões espaciais longas.
Outro experimento vai envolver o cultivo de cogumelos no espaço, um passo importante para missões de longa duração, como as que têm como destino Marte.
Além disso, a missão vai realizar exames de ressonância magnética (RM) nos astronautas assim que voltarem à Terra, para verificar se a demora na realização do exame afeta os resultados.
Durante a missão, a SpaceX também vai monitorar os níveis de glicose da tripulação para estudar como lidar melhor com astronautas diabéticos em futuras missões.
Outros estudos vão abordar a saúde óssea, a saúde da mulher e a anemia, buscando entender como esses fatores são afetados no ambiente de gravidade zero.
A missão Fram2 vai contar com a tecnologia de internet via satélite Starlink da SpaceX, o que vai garantir uma comunicação constante com a Terra.
Durante o treinamento, a tripulação foi vacinada contra várias doenças e passou por simulações intensas, incluindo a simulação de operações de reentrada e do momento em que a espaçonave vai aterrissar na água.
Para aproveitar ao máximo a vista dos polos, a Crew Dragon será equipada com uma janela panorâmica, uma característica que não foi usada na missão Polaris Dawn, onde a tripulação teve a opção de sair da nave.
Com essa missão, a SpaceX não só amplia o conhecimento sobre a exploração espacial, mas também dá passos importantes em pesquisas que podem influenciar missões a Marte e além.