Sony anuncia fim do suporte ao PlayStation 3 após 15 anos

Imagem de: Sony anuncia fim do suporte ao PlayStation 3 após 15 anos

A Sony anunciou oficialmente o encerramento de suporte ao PlayStation 3 (PS3) a partir de 30 de abril de 2022, após quase 16 anos de serviço.

De acordo com uma nota publicada pelo Suporte ao Cliente PlayStation do Japão, único país que ainda comercializava peças do PS3, a decisão foi tomada devido a falta de peças para reposição.

Devido ao esgotamento do estoque de peças, o serviço pós-venda para a unidade principal da série PlayStation®3 CECH-4300 e todos os periféricos do PlayStation®3 será descontinuado em 30 de abril de 2022 (sábado). Se está a considerar candidatar-se a este serviço, faça o seu pedido o mais rapidamente possível", disse a Sony em comunicado pelo Twitter.

Para quem não sabe, o PS3 foi lançado em 2006 no Japão e foi descontinuado em 2017. Na Europa e América do Norte, o console já não recebia mais novas unidades desde 2016.

Com este anuncia, a Sony decreta oficialmente o fim da era do PlayStation 3 que introduziu os jogos em HD para os jogadores do PlayStation.

O PS3 foi o primeiro console a ser lançado com saída HDMI, drive BluRay e um disco rígido embutido, mas nem tudo foram flores em seu lançamento.

Todas essas características eram consideradas inovadoras na época, mas acabaram levando o console a um preço de lançamento muito alto, chegando a quase o dobro do custo de um PlayStation 5 ou Xbox Series X de hoje.

O alto preço de venda acabou prejudicando o PS3 no início, seu triunfo veio apenas alguns anos depois quando recebeu um redesenho e todos os seus recursos já não eram mais exclusivos que fez com que o preço caísse.

Mas no fim das contas, o lançamento do PlayStation 3 acabou sendo um fracasso vendendo cerca de 87 milhões de unidades, menos que qualquer outro console doméstico da Sony.

Via: Ask PlayStation JP