Snapdragon 8 Gen 4: Especificações e benchmark vazaram

Imagem de: Snapdragon 8 Gen 4: Especificações e benchmark vazaram

Recentemente começou a circular informações de que a Qualcomm estava testando o novo chip Snapdragon 8 Gen 4 em várias velocidades de clock.

Um vazamento chegou a mostrar que o SoC atingiu mais de 10.000 pontos no Geekbench 6, superando o Snapdragon 8 Gen 3 em 46%.

Agora, os resultados do design de referência no Geekbench 6 vazaram, nos dando uma visão mais clara dos recursos single-core e multi-core do Snapdragon 8 Gen 4.

Apesar das pontuações serem um pouco menores que as anteriores, o novo chip da Qualcomm ainda é mais rápido que os modelos atuais, como o A17 Pro.

O A17 Pro mal consegue superar o Snapdragon 8 Gen 4 em resultados single-core, enquanto o SoC da Qualcomm domina no desempenho multi-core, pelo menos até o lançamento de novos chips.

A configuração revelada no Geekbench 6 mostra que o Snapdragon 8 Gen 4 possui um cluster '2 + 6'. À medida que o lançamento se aproxima, mais detalhes sobre as especificações e capacidades do chipset serão divulgados.

Por enquanto, os resultados mostram 2.884 pontos em single-core e 8.840 em multi-core, com o design de referência usando 12 GB de RAM.

Snapdragon 8 Gen 4 - Geekbench 6 Pontuações

Comparado com a concorrência, o Snapdragon 8 Gen 4 é só um pouco mais rápido que o A17 Pro em multi-core, mas um pouco mais lento em single-core.

A Apple sempre liderou os benchmarks single-core do Geekbench 6, com o M4 mostrando que o A18 pode superar o Snapdragon 8 Gen 4 quando for oficialmente lançado no final deste ano.

Anteriormente, o vazador @jasonwill101 havia divulgado pontuações mais altas para o Snapdragon 8 Gen 4, o motivo pode ser devido à Qualcomm ter testado o SoC em velocidades de clock maiores.

Em certo momento, rumores indicavam que a empresa estava mirando frequências de 4,26 GHz para alcançar um desempenho inigualável.

Alguns problemas térmicos forçaram a Qualcomm a reduzir suas expectativas e a performance do Snapdragon 8 Gen 4, mas mesmo com velocidades de clock limitadas, os resultados são bastante satisfatórios.

Agora, resta ver a eficiência do Snapdragon 8 Gen 4 operando sob essas especificações. Um informante aponta que a eficiência da GPU Adreno 830 é impressionante, podendo atingir o desempenho máximo do Dimensity 9300 enquanto consome metade da energia.

Se essa afirmação for verdadeira, os principais modelos Android de 2025 terão um grande benefício com essa vantagem. Mais métricas de desempenho estarão disponíveis conforme o lançamento do Snapdragon 8 Gen 4 se aproxima.