O mundo das pesquisas online pode estar prestes a mudar mais uma vez com o lançamento de um mecanismo de busca baseado no ChatGPT, que pode ameaçar o domínio dos gigantes das buscas, como o Google e Bing.
O ChatGPT da OpenAI, tem mudado a forma como as buscas online são realizadas e agora parece que a empresa pretende expandir sua tecnologia para se infiltrar também nos canais offline.
A especulação sobre o lançamento de um mecanismo de busca baseado no ChatGPT começou quando alguns internautas descobriram que a OpenAI registrou o domínio Search.ChatGPT.com e o certificado SSL.
Essa informação foi divulgada pela primeira vez por usuários da rede social Reddit e nas notícias do Y Combinator.
O que pode ter levado a OpenAI a querer lançar um buscador?
Uma das maiores reclamações dos primeiros usuários do ChatGPT era que ele tinha dados atualizados apenas até uma certa data, que é janeiro de 2022. Portanto, ele só poderia fornecer informações obtidas até este período.
Isso mudou quando a OpenAI lançou o GPT-4 em março de 2023. Disponível para usuários premium, ele vem com a capacidade de pesquisa online.
Agora, a empresa pretende lançar um mecanismo de busca para competir com a Perplextiy AI, que está adotando uma abordagem mais parecida com a de um mecanismo de pesquisa.
O que o fundador da OpenAI diz?
Em março de 2024, falando sobre o Google e o Gemini no podcast de Lex Fridman, Sam Altman, o fundador da OpenAI, deu a entender que haveria uma interface mais parecida com a de um mecanismo de busca para os usuários do ChatGPT.
Ele até foi um passo além e falou sobre recomendações de produtos no "futuro distópico". Eles também discutiram novas maneiras de anúncios e Google Adsense.
Quando o mecanismo de busca ChatGPT será lançado?
O mecanismo de busca ChatGPT ainda é apenas uma especulação criada por muitos usuários no Reddit e outros fóruns, acredita-se que o lançamento pode ocorrer com a chegada do GPT-5, que está previsto para meados de 2024.
A OpenAI tem um padrão de lançar grandes atualizações para o ChatGPT com uma nova versão do GPT. Segundo relatos recentes, a OpenAI está recrutando funcionários do Google para desenvolver seu próprio mecanismo de busca.
Além disso, a OpenAI está expandindo as capacidades do ChatGPT com um recurso de rastreamento da web, de acordo com um relatório recente da Bloomberg.
Se isso for verdade, o ChatGPT tem o potencial de perturbar o mercado de motores de busca e se tornar um concorrente direto do Google e do Bing.
Com a chegada de um mecanismo de busca baseado no ChatGPT, isso pode mudar drasticamente a forma como realizamos pesquisas online.