Samsung anuncia primeira memória GDDR7 com até 1,5 TB de velocidade

Imagem de: Samsung anuncia primeira memória GDDR7 com até 1,5 TB de velocidade

A Samsung acaba de anunciar seu avanço na tecnologia de memória DRAM com o desenvolvimento da GDDR7, um marco importante para as GPUs mais recentes.

Essa nova DRAM oferece incríveis 1,5 TB de velocidade, elevando o desempenho gráfico em áreas como Inteligência Artificial, Computação de Alto Desempenho (HPC) e veículos automotivos.

Comparada à atual GDDR6, a memória GDDR7 traz um aumento de desempenho de 40% e uma melhoria de eficiência energética de 20%.

Os primeiros produtos serão classificados com velocidades de transferência de até 32 Gbps, representando uma melhoria de 33% em relação à GDDR6.

A tecnologia PAM3 utilizada nessa memória permite a transmissão de 50% mais dados em um único ciclo de sinalização em comparação com a tecnologia NRZ.

Além disso, o padrão GDDR7 também oferecerá eficiência energética aprimorada, algo especialmente relevante para GPUs de alto desempenho, que consomem grande quantidade de energia.

A Samsung também está considerando as necessidades dos aplicativos de uso consciente de energia, como laptops, com a oferta de uma opção de baixa tensão operacional.

Para auxiliar na dissipação de calor, será utilizado um composto de moldagem epóxi (EMC) de alta condutividade térmica, que reduz a resistência térmica em até 70%.

A DRAM GDDR7 possui um fator de forma BGA de 266 pinos, o que representa um aumento de cerca de 50% na densidade de pinos em comparação com a GDDR6.

Essa mudança exigirá ajustes no PCB dos produtos de próxima geração para acomodar o novo padrão. A expectativa é que os fabricantes de GPU migrem gradualmente para a tecnologia GDDR7 até o final de 2024 ou 2025.

A AMD, com sua linha RDNA 4 prevista para o próximo ano, é um forte candidato a adotar essas configurações de memória, enquanto a NVIDIA pode lançar sua próxima geração de placas de vídeo apenas em 2025.

Com essas inovações, a memória DRAM GDDR7 promete elevar significativamente a experiência do usuário em diversas áreas, atendendo a demanda crescente por desempenho gráfico elevado em diversas aplicações-chave.

Via: Samsung News