ROG Ally X com SteamOS 3.8 supera o Steam Deck em até 20% com o mesmo TDP

Imagem de: ROG Ally X com SteamOS 3.8 supera o Steam Deck em até 20% com o mesmo TDP

Quando a SteamOS 3.8 foi lançada oficialmente, a galera começou a perceber o verdadeiro potencial de consoles portáteis que não são o Steam Deck.

E um dos maiores diferenciais dessa atualização é o ROG Ally X, que conseguiu superar o Steam Deck sem muita dificuldade.

A diferença de desempenho é tão grande que chega a ser de até 20% a mais em jogos, se comparamos os dois dispositivos usando o mesmo TDP. E o melhor é que dá para desbloquear ainda mais desempenho usando um plugin.

O que aconteceu foi o seguinte. A SteamOS 3.8, quando aplicada ao ROG Ally X, trouxe um aumento de performance que não era esperado.

Isso não se limita a um pequeno aumento de 4-5% em relação ao Steam Deck, mas sim a uma diferença considerável de até 20%.

Essa diferença é possível ao se ajustar o TDP (Thermal Design Power), que é a quantidade de energia que o dispositivo pode consumir.

Publicidade

No caso do ROG Ally X, o sistema por padrão não permite mexer muito no TDP, mas usando um plugin chamado "SimpleDeckyTDP", dá para liberar o TDP de 4W até 40W.

No padrão, o ROG Ally X roda com 18W de TDP, enquanto o Steam Deck fica limitado a 15W. Ou seja, isso já dá uma vantagem significativa para o ROG Ally X.

Em termos de desempenho, o ROG Ally X é capaz de entregar pelo menos 10% mais de performance do que o Steam Deck em diversos jogos.

No caso de títulos pesados, como o Cyberpunk 2077, a diferença chega a ser ainda mais impressionante, com o ROG Ally X alcançando 53 quadros por segundo, enquanto o Steam Deck fica com 44 quadros, uma diferença de 20%.

Outros jogos como Black Myth: Wukong e Shadow of the Tomb Raider também mostram que o ROG Ally X está à frente, com uma vantagem de 12% e 10%, respectivamente.

Steam Deck OLED vs ROG Ally X Cyberpunk 2077 SteamOS 3.8

Claro, nem tudo são flores. Em jogos como Monster Hunter Wilds, que ainda não tem a verificação para o Steam Deck, o ROG Ally X não consegue bater o desempenho do Steam Deck.

Isso mostra que, para aproveitar o máximo dos dispositivos não-Deck com a SteamOS, ainda é necessário fazer mais ajustes e otimizações.

Agora, no caso de desempenho em TDP mais alto, o que o ETA Prime mostrou com o plugin foi só uma pontinha do que pode ser alcançado.

Ele não tem mostrado exatamente o que acontece ao rodar o ROG Ally X com 40W de TDP, mas dá para imaginar que o desempenho será bem melhor do que a versão de 15W.

Com 40W, é muito provável que o ROG Ally X consiga rodar jogos a 60 FPS, com técnicas de upscaling e geração de quadros, tudo isso mantendo a autonomia da bateria de 80Wh.

Isso coloca o ROG Ally X como um concorrente forte para quem busca um dispositivo portátil para jogar com alto desempenho. Por fim, fica o desejo.

Publicidade

Seria muito bom ver o SteamOS 3.8 em dispositivos ainda mais rápidos que usem as novas APUs Strix Point e Lunar Lake, para levar a performance de consoles portáteis a um novo nível.