A briga entre os consoles da nova geração continua quente, e muita gente ainda se pergunta: por que o PS5 da Sony, muitas vezes, supera o Xbox Series X da Microsoft, mesmo este sendo mais poderoso no papel?
Exemplos não faltam, como os jogos Resident Evil 4, Call of Duty: Black Ops Cold War e a versão atualizada de Grand Theft Auto V.
Vamos entender um pouco mais. Tanto o PS5 quanto o Xbox Series X têm hardware personalizado da AMD, com arquiteturas Zen 2 para CPU e RDNA 2 para GPU.
O Xbox Series X possui uma CPU de oito núcleos com clock de 3,8 GHz (3,6 GHz com multithreading), uma GPU com 52 unidades de computação a 1,825 GHz (12,16 TeraFLOPS) e 16 GB de GDDR6 SDRAM (10 GB a 560 GB/s e 6 GB a 336 GB/s).
Já o PS5 tem uma CPU de oito núcleos com clock variável até 3,5 GHz, uma GPU com 36 unidades de computação a 2,23 GHz (10,13 TeraFLOPS) e 16 GB de GDDR6 SDRAM a 448 GB/s.
No último episódio do DF Direct da Digital Foundry, John Linneman mencionou que ouviu dos desenvolvedores que o PS5 leva vantagem em dois pontos importantes: o compilador de shaders e a API.
O compilador de shaders do PS5 é extremamente rápido e otimizado, fazendo um uso eficiente do hardware, o que resulta em um desempenho mais fluido.
Além disso, a API do PS5 é considerada mais rápida que a DirectX da Microsoft, que busca compatibilidade tanto para PCs quanto para consoles, mas pode penalizar ligeiramente o desempenho no Xbox.
Um dos grandes que ouvimos referenciados várias vezes agora é que o compilador de shaders no lado do PS5 é extremamente rápido e otimizado. Ele fica bem complexo, mas faz melhor uso do silício real de uma forma que permite ao PS5 um desempenho mais rápido. Isso parece ser algo enorme. Obviamente, a Microsoft não dormiria sobre isso, eles estão claramente trabalhando nisso, mas a Sony também, e os desenvolvedores parecem preferir a implementação da Sony para isso. Seguindo essas mesmas linhas, a API principal do PS5 também parece ser bem rápida, mais rápida do que o que a Microsoft está fazendo com o DirectX.
Mas nem tudo é desvantagem para o Xbox Series X. Em jogos que utilizam o Unreal Engine 5, a maior quantidade de unidades de computação do Xbox pode oferecer um desempenho melhor.
Além disso, o Xbox se destaca na implementação da taxa de atualização variável (VRR), proporcionando uma experiência mais estável em jogos como Elden Ring, apesar de rodar mais rápido no PS5.
No fim das contas, as diferenças entre os dois consoles são pequenas para a maioria dos jogos, oferecendo experiências comparáveis.
Mas, para quem tem dúvidas sobre por que o PS5 muitas vezes tem um desempenho superior, agora sabemos que o segredo está na otimização do compilador de shaders e na velocidade da API.