Preço da DRAM deve disparar com fabricantes focando em DDR5 para servidores

Imagem de: Preço da DRAM deve disparar com fabricantes focando em DDR5 para servidores

Os preços da memória DRAM para PCs devem subir nos próximos meses, já que os principais fabricantes estão concentrando seus esforços na produção de DDR5 para servidores.

De acordo com a Trend Force, as gigantes Samsung, SK Hynix e Micron estão priorizando a fabricação de DRAM para servidores e HBM (High Bandwidth Memory), o que reduz a oferta de memórias voltadas para PCs, celulares e outros dispositivos de consumo.

A notícia surge logo depois de relatos de que a Samsung aumentou os preços de DRAM e NAND em até 30%. Essa diminuição no fornecimento já está afetando os preços de memórias mais antigas, como DDR4 e LPDDR4X, e também das mais novas, como DDR5, LPDDR5X e GDDR7.

A Trend Force projeta que, no quarto trimestre de 2025, os preços das DRAMs convencionais devem subir entre 8% e 13% em relação ao trimestre anterior.

Se incluirmos a HBM, a alta pode chegar a 13%-18%. Outro fator que contribui para a pressão nos preços é a queda nas vendas de PCs no mesmo período.

Preços de DRAM para o Q5 2025, segundo o TrendForce

Com a demanda mais fraca, os fabricantes de PCs estão comprando menos DRAM, enquanto os provedores de serviços de nuvem (CSPs) nos EUA e em outras regiões estão ampliando seus servidores, atraindo a atenção dos fabricantes de memória.

Alguns desses provedores devem antecipar suas compras de DRAM ainda no início do quarto trimestre, em vez de esperar até 2026.

Além disso, existe a possibilidade de que, no primeiro semestre de 2026, os fornecedores foquem na produção de HBM4 em vez de DDR5, o que reduziria ainda mais a oferta de DRAM para PCs.

Isso também afetará a memória para dispositivos móveis, com aumentos previstos para LPDDR4X e LPDDR5X. A Trend Force estima que o preço da LPDDR4X deve subir cerca de 10% no trimestre, enquanto o impacto exato sobre LPDDR5X ainda é incerto.

As memórias GDDR6 e GDDR7, usadas em placas de vídeo atuais, também devem sentir o efeito. A GDDR7 equipa GPUs como a série RTX 6000 e GeForce RTX 50, enquanto a GDDR6 ainda está presente na série AMD Radeon RX 7000.

A oferta de memórias GDDR6 está mais apertada que a de GDDR7, então o aumento de preços tende a ser mais rápido para a GDDR6.