PlayStation 6 e novo Xbox têm chips revelados em vazamento

Imagem de: PlayStation 6 e novo Xbox têm chips revelados em vazamento

Algumas informações sobre os novos consoles da Sony e da Microsoft começaram a circular na internet. Tudo indica que o PlayStation 6 e o novo console Xbox vão trazer processadores poderosos de última geração da AMD — e até os nomes de código desses chips já foram descobertos.

De acordo com vazamentos recentes compartilhados pelo canal Moore's Law Is Dead e pelo famoso leaker Kepler L2, o processador (APU) que vai estar no PlayStation 6 tem o codinome Orion. Já o chip do novo console portátil da Sony, uma espécie de PlayStation portátil, tem o nome de Canis.

Segundo Kepler L2, o Canis terá um design monolítico, ou seja, tudo num chip só, o que pode trazer desempenho mais rápido e menor consumo de energia. Esse tipo de chip costuma ser mais eficiente e ideal para dispositivos menores, como um portátil.

Muita gente achava que o chip com codinome Magnus, também da AMD, seria usado no PlayStation 6, mas agora parece confirmado que ele será usado mesmo é no próximo Xbox.

Acredita-se que o Magnus vai usar tecnologia de ponta com litografia de 3 nanômetros e gráficos com arquitetura RDNA 5, chamada de "AT2".

Ele pode ter até 70 unidades de computação (CUs), mas é provável que funcione com 68 CUs, o que ainda é muito poderoso para uma CPU deste porte.

Outro detalhe interessante é que ele deve ter um controlador de memória com barramento de 192 bits — menos do que se esperava, o que pode indicar que a Microsoft vai usar um sistema de memória dividido novamente, como já fez antes.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.