A OpenAI, conhecida por seus avanços na área de Inteligência Artificial (IA), está mais uma vez mudando as regras do jogo com o seu chatbot, o ChatGPT.
Tradicionalmente, os assinantes do ChatGPT Plus sempre tiveram acesso aos recursos exclusivos do chatbot, deixando os usuários gratuitos com opções limitadas.
Mas isso está mudando, e uma das novidades anunciadas recentemente é a liberação do modelo DALL-E 3 para todos, inclusive para quem não paga.
O DALL-E 3 é um modelo de IA capaz de gerar imagens a partir de descrições em texto, oferecendo resultados com detalhes mais refinados, resolução superior e uma melhor interpretação dos prompts dados pelos usuários.
Desde o seu lançamento em setembro do ano passado, essa ferramenta se destacou como uma das principais para a criação de imagens através da IA, mas até agora, era um privilégio dos assinantes do ChatGPT Plus.
Recentemente, a OpenAI anunciou no X (antigo Twitter) que o DALL-E 3 agora está disponível para todos os usuários, inclusive os que utilizam a versão gratuita.
No entanto, os usuários poderão gerar apenas duas imagens por dia. Ainda assim, essa é uma boa mudança, pois antes esses recursos estavam fora do alcance de quem não pagava.
Segundo a OpenAI, a ferramenta é fácil de usar: "Basta pedir ao ChatGPT para criar uma imagem para um slide deck, personalizar um cartão para um amigo ou mostrar a aparência de algo e ele fará isso por você."
A limitação de apenas duas imagens diárias pode ser pouco para criadores de conteúdo que dependem de uma produção maior.
Mas a liberação do DALL-E 3 para a base gratuita de usuários mostra que a empresa, mesmo com restrições, está disposta a democratizar o acesso às suas ferramentas mais avançadas.