A OpenAI anunciou o lançamento do GPT-4, o modelo mais recente de aprendizado profundo da empresa capaz de aceitar entradas de imagem e texto, emitindo saídas de texto.
Segundo a empresa, o ChatGPT-4 é um modelo multimodal que pode apresentar um desempenho muito mais parecido com o de um humano em várias tarefas profissionais e acadêmicas.
A OpenAi afirma que trabalhou durante seis meses para implementar a nova tecnologia GPT-4 no ChatGPT para trazer uma experiência mais completa aos usuários sem comprometer a sua segurança.
De acordo com a empresa, um novo supercomputador foi projetado em parceria com a Azure para que a nova versão do ChatGPT possa suportar toda a sua carga de trabalho.
Além disso, a OpenAI reconstruiu todo os mecanismo de aprendizado profundo no modelo GPT-4 para que ele possa ser mais rápido e eficiente em suas respostas.
A OpenAI também apresentou o OpenAI Evals, uma estrutura voltada para avaliação automatizada do desempenho do modelo de IA, que permite qualquer pessoa relatar problemas para ajudar em melhorias futuras.
Diferenças entre o GPT-3.5 e o GPT-4
As diferenças entre o GPT-3.5 e o GPT-4 são quase imperceptíveis em uma conversa casual, mas torna-se evidente quando os níveis de complexidade das tarefas aumentam.
O GPT-4 é mais confiável, criativo e capaz de lidar com instruções muito mais sensíveis do que o GPT-3.5. Além disso, o novo GPT-4 supera o desempenho de todos os outros modelos de aprendizado de máquina existentes.
"Esperamos que o GPT-4 se torne uma ferramenta valiosa para melhorar a vida das pessoas ao capacitar muitos aplicativos. Ainda há muito trabalho a fazer e esperamos melhorar esse modelo por meio dos esforços coletivos da comunidade construindo, explorando e contribuindo para o modelo", disse a OpenAI.
A tecnologia GPT-4 da OpenAI está sendo usada internamente pela empresa para funções como suporte, vendas, moderação de conteúdo e programação.
Com esta atualização, a OpenAI criou um modelo de aprendizado profundo multimodal confiável e capaz que pode ser usado em diversas aplicações.
Como acessar o GPT-4
Inicialmente, o acesso ao GPT-4 está disponível apenas para os assinantes do ChatGPT Plus com um limite de uso. A OpenAi disse que ajustará o limite de uso dependendo da demanda e do desempenho do sistema.
A empresa também considerou lançar um novo plano de assinatura para uso do GPT-4 e não descartou a possibilidade de oferecer acesso gratuito limitado no futuro para que os usuários possam testar o novo modelo de IA.
Atualmente, a OpenAI está oferecendo acesso gratuito ao GPT-4 apenas para pesquisadores por meio de um programa exclusivo para quem estuda o impacto social ou problemas de alinhamento da IA.
Via: OpenAI