Apesar de a caixa do PlayStation 5 exibir uma mensagem de suporte a jogos em 8K a 60 quadros por segundo (FPS) com saída HDR, a realidade técnica é um pouco diferente.
O Digital Foundry, canal especializado em análise técnica de hardware e software de jogos, esclareceu recentemente por que essa resolução e taxa de quadros nunca foram realmente possíveis no console da Sony.
De acordo com o relatório do canal, a principal barreira para o PS5 não conseguir rodar jogos em resolução de 8K a 60 FPS está na sua saída HDMI, que é limitada a 32 gigabits por segundo.
Essa largura de banda não é suficiente para suportar 8K a 60 FPS com HDR, a menos que sejam feitas algumas mudanças, como a subamostragem de croma 4:2:0.
Essa técnica reduz a resolução dos canais de cor para economizar largura de banda, uma redução que não é facilmente perceptível em resoluções muito altas.
No entanto, mesmo com essa técnica, o HDR ainda não poderia ser ativado, já que ele requer 10 bits por canal, enquanto o PS5 oferece apenas 8 bits por canal.
Existe uma possibilidade para o Xbox Series X rodar jogos em 8K a 60 FPS
Curiosamente, o Xbox Series X, concorrente direto do PS5, possui uma saída HDMI com maior largura de banda, o que teoricamente permite suporte a 8K a 60 FPS com HDR.
No entanto, mesmo no console da Microsoft, a subamostragem de croma seria necessária para atingir essa resolução e taxa de quadros.
Apesar das capacidades teóricas, nem o PS5 nem o Xbox Series X receberam suporte para saída 8K por meio de atualizações de firmware.
Isso se deve, em parte, à falta de conteúdo disponível em 8K e à adoção ainda limitada de monitores com essa resolução.
Além disso, a ativação do suporte a 8K em consoles teria como principal vantagem delegar o escalonamento de resolução aos próprios consoles em vez de às TVs.
No entanto, devido às limitações de memória, os consoles não conseguiriam realizar um escalonamento superior ao das TVs modernas.
Com a iminente chegada do PlayStation 5 Pro, muitos se perguntam se a promessa de suporte a 8K nos jogos de consoles será retomada.
No entanto, a resolução 8K perdeu seu apelo de marketing nos últimos anos, então provavelmente a Sony deve se concentre em outros recursos para convencer os jogadores a atualizar para o novo sistema.