NVIDIA revela supercomputador Eos com 18,4 exaflops de potência

Imagem de: NVIDIA revela supercomputador Eos com 18,4 exaflops de potência

A NVIDIA, líder global em inovações de computação gráfica e inteligência artificial, anunciou mais uma conquista notável no campo da supercomputação.

A empresa revelou o supercomputador Eos, batizado em homenagem à deusa grega que abre os portões da aurora, é um colosso tecnológico com capacidade de processamento de 18,4 exaflops.

Isso equivale a realizar 18,4 quintilhões de cálculos por segundo, um feito que estabelece novos padrões para o processamento de IA.

O Eos é composto por 576 sistemas DGX H100, cada um equipado com oito GPUs H100 Tensor Core, totalizando impressionantes 4.608 GPUs.

Esta configuração robusta permite que o Eos gerencie as cargas de trabalho de IA mais exigentes, incluindo treinamento de modelos de linguagem, sistemas de recomendação e simulações quânticas.

Este supercomputador da NVIDIA não é apenas uma maravilha em termos de hardware, mas também vem com um conjunto de softwares otimizados para desenvolvimento e implantação de IA.

Isso torna o Eos uma ferramenta essencial para empresas que buscam escalar suas capacidades de IA e acelerar o caminho para aplicações infundidas de IA que alimentam todas as organizações.

O Eos, é mais um dos esforços da NVIDIA para o avanço da tecnologia de IA. O supercomputador está posicionado para impulsionar inovações em áreas como descoberta de medicamentos, chatbots, máquinas autônomas e muito mais.

A chegada do Eos é oportuna, pois as pessoas estão mudando o mundo com a IA gerativa, e para alcançar esses avanços, elas precisam de mais do que IA e habilidades de desenvolvimento; elas precisam de uma fábrica de IA — um motor de IA construído com propósito que está sempre disponível e pode ajudar a aumentar sua capacidade de construir modelos de IA em escala4.

O Eos, foi classificado como o nono supercomputador mais rápido do mundo na lista TOP500, empurra os limites da tecnologia e infraestrutura de IA.

Com a arquitetura otimizada para cargas de trabalho de IA que exigem interconectividade de ultra-baixa latência e alto rendimento em um grande cluster de nós de computação acelerada, o Eos é a solução ideal para empresas que procuram escalar suas capacidades de IA.

Via: TomsHardware, Gizmochina

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.