A escassez de memória GDDR6X pode forçar a NVIDIA a adotar a memória GDDR6 em suas GPUs de ponta, como a RTX 4070, de acordo com um relatório recente da Benchlife.
Aparentemente a equipe verde está considerando trocar a memória GDDR6X por GDDR6 nas GPUs GeForce RTX 4070 devido a uma possível escassez.
A memória GDDR6X usada pela NVIDIA ficou conhecida por seu ótimo desempenho em resoluções altas, portanto essa mudança pode afetar a performance dessas GPUs em jogos e tarefas mais exigentes.
A origem da escassez é atribuída a falhas nos módulos de memória GDDR6X fornecidos pela Micron. Problemas nas verificações de qualidade interromperam o fornecimento, o que pode causar uma escassez a partir de agosto.
Como resultado, a NVIDIA pode ser obrigada a usar a memória GDDR6, que é mais lenta, em algumas de suas GPUs da série RTX 40 de médio porte, como a RTX 4070.
A troca de GDDR6X por GDDR6 não é simples e requer mudanças no chip da GPU, além de ser necessário alguns ajustes de hardware e software.
Essa alteração pode reduzir o desempenho em resoluções mais altas, sobretudo para a RTX 4070, que possui um barramento de memória de 192 bits.
A GDDR6X oferece velocidades de até 21 Gbps, enquanto a GDDR6 chega a, no máximo, 18 Gbps, o que pode resultar em uma grande diminuição na largura de banda de memória.
A escassez pode afetar não apenas a produção da RTX 4070, mas também outras placas de ponta da série RTX 40 que utilizam a memória GDDR6X, como a RTX 4080/Super e a RTX 4090.
A GDDR6X tem sido muito importante para essas GPUs, pois ajuda a alcançar uma largura de banda de memória elevada, essencial para o desempenho em jogos e outras aplicações gráficas intensivas.
Mercado chinês será o mais afetado pela escassez
Atualmente, tudo isso ainda está no campo dos rumores. Se a escassez for temporária, a NVIDIA poderá voltar a usar a GDDR6X sem grandes problemas.
No entanto, a demanda crescente por GPUs devido ao foco da NVIDIA em IA pode agravar a situação, causando uma escassez contínua de GPUs de jogos da série RTX 40 nos próximos meses.
Esse foco também pode causar um aumento de preços das placas de geração atual. Espera-se que o mercado chinês seja o mais afetado pela escassez.
A estratégia da NVIDIA é equilibrar a oferta e a demanda, tentando minimizar os impactos negativos. Ainda assim, a combinação de escassez de memória e alta demanda por IA pode tornar as GPUs RTX 40 mais difíceis de encontrar e mais caras.