Há algumas semanas, a PGL anunciou seu hardware de escolha para o próximo Torneio Major CS2, que incluía sistemas com CPUs AMD Ryzen 7 7800X3D e GPUs NVIDIA GeForce RTX 4080.
No entanto, parece que as coisas não saíram como o planejado, pois uma falha no driver associada à GPU se tornou a razão pela qual as chances de uma equipe de avançar para os playoffs foram eliminadas.
A falha técnica levou à eliminação de uma equipe do Torneio Major PGL CS2, com a falha do driver da GPU NVIDIA GeForce RTX 4080 sendo citada como a principal razão.
O problema ocorreu durante uma partida entre Virtus Pro e G2. O jogador da Virtus Pro, James, estava contra seus oponentes na segunda rodada de uma melhor de três quando seu PC travou inesperadamente.
G2 conseguiu vencer aquela rodada e prosseguiu para superar a Virtus Pro por 11-13, o que eliminou a oportunidade deles de entrar nos playoffs.
James divulgou um vídeo muito positivo no qual afirmou que esses contratempos fazem parte do jogo e que ele permanece esperançoso para os próximos torneios.
Dito isso, a PGL tornou público este problema e afirmou que o mau funcionamento técnico ocorreu devido a uma falha no driver da NVIDIA, que resultou no travamento do jogo para James. O PC estava rodando uma GPU NVIDIA GeForce RTX 4080 (não SUPER), que tecnicamente é muito bem otimizada no CS2.
O jogo suporta a tecnologia Reflex da NVIDIA, dando aos jogadores vantagem em termos de feedback de latência e tempos de resposta, que são essenciais para jogos de eSports.
A PGL afirmou desde então que está trabalhando com a NVIDIA para identificar e corrigir o problema. Um detalhe interessante é que essa falha ocorreu depois de a PGL ter afirmado que havia "otimizado meticulosamente" as configurações de jogo para o torneio.
We wish to clarify the situation involving Jame during the second map, Inferno, in the series against G2.
A technical malfunction occurred due to an NVIDIA driver crash, resulting in a game crash.
We are continuing our investigation into the matter.
— PGL (@pglesports) March 24, 2024
No entanto, esta não é a primeira vez que um jogo trava em um grande torneio e de forma alguma sugere que a GPU NVIDIA GeForce RTX 4080 não vale a pena comprar, mas isso é mais complexo do que se pode imaginar.
Jogos e drivers podem frequentemente travar do nada e às vezes é tão aleatório que não há explicação para o que acontece nessas ocasiões.
Até agora, James foi a única pessoa a enfrentar este tipo de problema, para o seu azar, foi durante o torneio. Isso significa que talvez o PC em questão não foi testado corretamente ou a instalação do driver pode ter dado errado.