Os parceiros da NVIDIA terão que aguardar um pouco mais para receber as GPUs GeForce RTX 4070 SUPER. De acordo com novas informações, a gigante das GPUs suspendeu temporariamente o envio desses chips para os fabricantes.
O fornecimento dos chips GeForce RTX 4070 Super foi interrompido porque a NVIDIA pausou o envio do chip AD104. Isso afeta diretamente os parceiros AIBs (Add-In Board Partners), que estão com o estoque limitado.
A decisão vem logo após o lançamento da RTX 4070 com memória GDDR6, que aconteceu devido à falta de memória GDDR6X. Agora, os fabricantes terão que esperar até a última semana de setembro para receber novos lotes da 4070 SUPER.
A NVIDIA não explicou o motivo exato do atraso, mas um fornecedor de canal da China mencionou que o envio dos chips só será retomado na última semana de setembro.
Até lá, os parceiros precisarão lidar com seus estoques atuais, que são limitados, principalmente considerando a alta demanda pela RTX 4070 SUPER, uma das placas mais procuradas no mercado.
A GeForce RTX 4070 SUPER tem sido um sucesso, principalmente no mercado DIY coreano, além de estar entre as 10 GPUs mais vendidas em grandes varejistas como Amazon e Newegg.
Lançada em janeiro por um preço em torno de R$ 4.000, a placa custa cerca de R$ 500 a mais que a RTX 4070, mas entrega um desempenho de até 20% superior, com mais CUDA Cores e outros ajustes técnicos.
Por enquanto, ainda há um bom número de RTX 4070 SUPER disponível nas lojas, mas esse atraso pode afetar a oferta de algumas variantes da placa.
Caso a escassez se torne real, pode haver um aumento temporário nos preços, porém, com a aproximação do lançamento da série RTX 50 Blackwell, o foco da NVIDIA logo deve mudar para as novas gerações, como a RTX 5090 e 5080, que estão com seus projetos em fase final de desenvolvimento.
A série RTX 50 deve trazer um aumento no TDP em relação às gerações anteriores, incluindo a RTX 5070, que será a sucessora direta da RTX 4070 e sua variante Super.