Por trás de cada avanço nos smartphones, existe um chipset poderoso, e a Qualcomm acaba de definir um novo padrão de qualidade para telefones Android com o Snapdragon 8 Elite.
Anunciado durante o Snapdragon Summit de ontem (21), o novo chip é considerado o mais rápido e potente do mundo e chegará em breve aos dispositivos móveis, podendo colocar os telefones Androids à frente da concorrência e deixar o iPhone para trás.
Esse chipset chega em um momento em que a indústria avança rapidamente com as tecnologias de inteligência artificial (IA) mais sofisticadas diretamente nos dispositivos.
O Snapdragon 8 Elite, o primeiro da linha "Elite" para plataformas móveis, traz uma combinação robusta de CPU Qualcomm Oryon de segunda geração, GPU Adreno e NPU Hexagon aprimorada, otimizando o desempenho de IA para tarefas que vão desde a geração de imagens até a tradução de texto.
Com um cache de 24 MB e frequência de CPU de até 4,32 GHz, o chip tem uma melhoria de 45% no desempenho de núcleo único e uma navegação 62% mais rápida.
De acordo com Chris Patrick, vice-presidente sênior da Qualcomm Technologies, "essa nova geração da CPU Oryon marca um grande avanço, trazendo experiências inéditas para os usuários".
Com a capacidade de processar IA generativa multimodal, o Snapdragon 8 Elite dará aos dispositivos o poder de compreender não só texto, mas também imagens, vídeos e áudios, oferecendo um suporte mais contextualizado para tarefas produtivas e criativas, tudo priorizando a privacidade do usuário.
A vantagem de ter o processamento diretamente no dispositivo inclui reduzir a latência e aumento na segurança, já que os dados não precisam ser enviados para a nuvem.
Isso também se traduz em um menor consumo de energia por data centers, o que faz do Snapdragon 8 Elite uma escolha mais sustentável.
Outra inovação é a inclusão do UWB (Ultra-Wideband), que será padrão na plataforma Snapdragon 8 Elite, facilitando a adoção de recursos como chaves digitais e rastreamento de dispositivos.
A integração direta dessa tecnologia deve popularizar o UWB em uma gama maior de dispositivos, incluindo os futuros lançamentos de marcas como Samsung, OnePlus e Xiaomi.
Além disso, o chip trará muitas melhorias para fotografia e vídeo nos smartphones, com recursos de iluminação por IA, "Video Magic Eraser" e um "AI Pet Suite", que facilita a captura e edição de imagens.
Para os gamers, o Snapdragon 8 Elite também trará uma série melhorias nos jogos mobile multijogador e na qualidade visual.
A Qualcomm ainda não revelou quais telefones receberão o novo chipset, mas confirmou parcerias com marcas como Samsung, Asus, Oppo e Xiaomi, com os primeiros dispositivos equipados com o Snapdragon 8 Elite previstos para o final de 2024.