MSI lança atualização de BIOS para corrigir problema de "CPU não suportada" em placas-mãe Intel 600/700

Imagem de: MSI lança atualização de BIOS para corrigir problema de "CPU não suportada" em placas-mãe Intel 600/700

A MSI lançou uma atualização importante para resolver o problema de "CPU não suportada" que afetou muitos usuários das placas-mãe Intel das séries 600 e 700.

O problema ocorria devido a um conflito entre o microcódigo mais recente da Intel e as placas-mãe da MSI, causando telas azuis de erro (BSOD) frequentes.

Inicialmente, a MSI aconselhou os usuários a reverterem para uma versão anterior do Windows 11 ou a não atualizarem seus PCs. No entanto, agora eles oferecem uma solução mais permanente por meio de uma atualização de BIOS.

MSI BSOD

Este problema estava relacionado principalmente aos processadores Intel Core i9 de 13ª geração (Raptor Lake) e a certas versões e atualizações do Windows.

A MSI trabalhou em colaboração com a Intel para identificar a causa do problema, que estava relacionada à configuração do firmware da arquitetura híbrida Intel.

A boa notícia é que a MSI lançará atualizações de BIOS ao longo desta semana para suas placas-mãe das séries 600 e 700, e todas as versões serão atualizadas até o final de setembro.

Recomendamos aos usuários da plataforma MSI Intel que atualizem o BIOS para evitar problemas de BSOD, mesmo que ainda não tenham enfrentado o erro. Você pode baixar a correção do BIOS MSI Intel 600/700 a seguir:

Correção do BIOS das placas-mãe MSI

Placa-mãeVersão do BIOS (lançamento em setembro)
MEG Z790 ACELink para download do BIOS
MPG Z790 WI-FI DE CARBONOLink para download do BIOS
MPG Z790 BORDA WI-FILink para download do BIOS
MAG Z790 TOMAHAWK WI-FILink para download do BIOS
PRO Z790-A WI-FILink para download do BIOS
PRO Z790-P WI-FILink para download do BIOS
PRO Z790-PLink para download do BIOS
PRO Z690-A WI-FILink para download do BIOS
PRO Z690-ALink para download do BIOS

Via: MSI

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.