MSI ensina como configurar BIOS para jogos em CPUs Intel de 14ª e 13ª geração

Imagem de: MSI ensina como configurar BIOS para jogos em CPUs Intel de 14ª e 13ª geração

A MSI lançou recentemente um guia de configuração do BIOS para ajudar os proprietários de PCs com suas placas-mãe a melhorar a estabilidade dos jogos com os processadores Intel de 14ª e 13ª geração.

De acordo com alguns relatórios, alguns processadores Intel Core i9-13900K e Core i9-14900K pode apresentar instabilidade durante jogos ou sob cargas de trabalho pesadas.

Os usuários que estão enfrentando esse problema, solucionar isso ajustando as configurações da BIOS. A BIOS da MSI oferece uma maneira rápida de restaurar os limites de energia e corrente do processador para as configurações padrão por meio do "CPU Cooler Tuning".

Basta navegar até o menu de ajuste do cooler da CPU e selecionar "Boxed Cooler" e configurar para um limite de potência de 253W.

CPU Cooler Tuning

A restauração dos limites de energia e corrente para o padrão pode diminuir ligeiramente o desempenho da CPU, mas de acordo com a MSI, isso fara com que os jogos rodem melhor.

Você também pode restaurar o comportamento de tensão da CPU para as configurações padrão selecionando a opção "Intel Default" no "CPU Lite Load Control" da BIOS da MSI.

CPU Cooler Tuning Intel Default

Lembre-se de que as configurações padrão podem aumentar a tensão da CPU. Se você achar que a tensão padrão da CPU da Intel é muito alta e deseja reduzi-la, pode ajustá-la manualmente através do modo "Normal" no "CPU Lite Load Control".

É recomendável começar pelo Modo 15 e diminuir gradualmente a tensão, testando modos mais baixos (por exemplo, Modo 14, Modo 13, Modo 12...) até encontrar o modo mais estável.

CPU Cooler Tuning Lite Load Control

Alternativamente, você pode selecionar o modo "Avançado" no controle de carga leve da CPU e inserir manualmente um valor menor de "CPU AC Loadline" para diminuir a tensão da CPU.

A Intel ainda não se pronunciou sobre o que pode estar causando esses problemas de instabilidade em suas CPUs de 14ª e 13ª geração. Alguns usuários estão tendo quedas significativas de desempenho, até 15% em alguns casos.

Isso não é bom para a reputação de uma empresa como a Intel, pois a diferença entre os CPUs Intel e AMD já é pequena e com tais quedas de desempenho, a AMD pode acabar se promovendo em meio a esses problemas.