Microsoft Edge emite alerta de phishing ao acessar o Twitter X

Imagem de: Microsoft Edge emite alerta de phishing ao acessar o Twitter X

O Microsoft Edge, navegador líder baseado no Chromium, está emitindo alertas de segurança para usuários que tentam acessar o novo site "X" do Twitter, que recentemente passou por um rebranding liderado por Elon Musk.

O novo design, com um logotipo "X" estilizado em um fundo espacial preto, está sendo equivocadamente marcado como suspeito pelo navegador.

Esse rápido rebranding para "X" está ativando um recurso de segurança conhecido como "Alteração progressiva do ícone do aplicativo da Web", presente nas versões mais recentes do Edge e de outros navegadores baseados em Chromium.

Essa funcionalidade foi criada para alertar os usuários quando um site altera repentinamente seu ícone ou nome, o que pode indicar uma possível tentativa de fraude, como o phishing.

O problema foi relatado por Florian, um usuário experiente do Windows e Podcaster, o alerta de segurança que aparece na tela solicita que o usuário "revise a atualização do ícone" e recomenda desinstalar o aplicativo da Web, caso fosse suspeito.

A mudança do icônico pássaro azul do Twitter para o "X" tem um significado matemático, o que pode estar influenciando o comportamento do navegador Edge ao emitir o aviso de segurança.

No entanto, essa parece ser uma falha técnica temporária do Edge, portanto, o problema deve ser corrigido muito em breve pela Microsoft.

Os PWAs (Progressive Web Apps) são uma tendência atual no desenvolvimento de sites, proporcionando uma experiência de aplicativo móvel em navegadores da web e dispositivos compatíveis.

Eles se adaptam aos recursos de cada dispositivo e funcionam como aplicativos instalados, aproveitando recursos nativos dos dispositivos móveis.