MediaTek e NVIDIA podem lançar chip de IA para PC em 2025

Imagem de: MediaTek e NVIDIA podem lançar chip de IA para PC em 2025

A MediaTek e a NVIDIA estão se unindo para lançar um novo chip de IA para PCs, previsto para o primeiro semestre de 2025, de acordo com um relatório recente.

Esse movimento das duas gigantes da tecnologia visa dominar o mercado de PCs AI em rápido crescimento, principalmente com a queda observada nos mercados tradicionais de CPUs.

Rumores sobre um chip personalizado da MediaTek para PCs de IA já circulam há algum tempo, e o interesse aumentou quando foi divulgado que a NVIDIA também estava envolvida no desenvolvimento.

Muitos esperavam que o anúncio fosse feito na Computex 2024, já que o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, tem fortes laços com empresas taiwanesas, incluindo a MediaTek.

No entanto, um novo relatório indica que o SoC de IA da MediaTek para PCs deve ser lançado somente no próximo ano, pronto para competir diretamente com a linha Snapdragon X Elite da Qualcomm.

O novo chip, que supostamente será fabricado com a tecnologia de 3nm da TSMC e baseado na arquitetura ARM, terá como objetivo trazer avanços em gráficos integrados com o know-how da NVIDIA.

NVIDIA MediaTek ARM CPUs

A MediaTek, conhecida por desenvolver chips móveis altamente eficientes, como o Dimensity 9400, tem a expertise necessária para criar um SoC que ofereça desempenho de ponta com alta eficiência energética para PCs de IA.

Atualmente, o chip está em fase de design, com testes e amostragens previstos para o próximo trimestre, o que torna o lançamento em 2025 uma realidade iminente.

Curiosamente, tanto a NVIDIA quanto a MediaTek têm mantido um certo silêncio em torno do projeto, sugerindo que o lançamento pode ser inesperado e potencialmente revolucionário para o mercado.

Atualmente, a Intel e a AMD estão muito confortáveis em suas posições atuais. A MediaTek pode aproveitar essa oportunidade para se estabelecer como uma nova força no mercado de PCs de IA.

O mercado de PCs com IA deve crescer consideravelmente nos próximos anos, impulsionado pelo entusiasmo em torno da IA generativa.

Com fabricantes correndo para integrar essa tecnologia em seus produtos, há um otimismo crescente em relação ao chip desenvolvido pela parceria NVIDIA-MediaTek.