JEDEC lança memória GDDR7 em parceria com AMD e NVIDIA

Imagem de: JEDEC lança memória GDDR7 em parceria com AMD e NVIDIA

A JEDEC, a organização que define os padrões para a indústria de microeletrônica, anunciou oficialmente a publicação do JESD239, o novo padrão de memória gráfica GDDR7.

Esse novo tipo de memória promete dobrar a largura de banda em relação à GDDR6, alcançando até 192 GB/s por dispositivo, e atender à crescente demanda por mais largura de banda de memória em aplicações de gráficos, jogos, computação, rede e inteligência artificial.

A GDDR7 é a primeira memória DRAM padrão JEDEC a usar a interface de modulação de amplitude de pulso (PAM) para operações de alta frequência.

Sua interface PAM3 melhora a relação sinal-ruído (SNR) para operação de alta frequência, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência energética.

Ao usar 3 níveis (+1, 0, -1) para transmitir 3 bits em 2 ciclos, em vez da interface NRZ (non-return-to-zero) tradicional que transmite 2 bits em 2 ciclos, o PAM3 oferece uma taxa de transmissão de dados mais alta por ciclo, resultando em melhor desempenho12.

Além disso, a GDDR7 possui recursos avançados, como:

  • Padrões de treinamento LFSR (linear-feedback shift register) independentes do núcleo, com mascaramento de olho e contadores de erro, para melhorar a precisão do treinamento e reduzir o tempo de treinamento.
  • Dobra o número de canais independentes de 2 na GDDR6 para 4 na GDDR7.
  • Suporta densidades de 16 Gbit a 32 Gbit, incluindo suporte para modo de 2 canais para dobrar a capacidade do sistema.
  • Atende à necessidade do mercado por RAS (Reliability, Availability, Serviceability) ao incorporar os mais recentes recursos de integridade de dados, como ECC no chip (ODECC) com relatório em tempo real, envenenamento de dados, verificação e limpeza de erros, e paridade de comando e endereço com bloqueio de comando (CAPARBLK).

"O JESD239 GDDR7 marca um avanço substancial no design de memória de alta velocidade", disse Mian Quddus, presidente do Conselho de Diretores da JEDEC.

"Com a mudança para a sinalização PAM3, a indústria de memória tem um novo caminho para estender o desempenho dos dispositivos GDDR e impulsionar a evolução contínua dos gráficos e várias aplicações de alto desempenho", concluiu.

"O GDDR7 é o primeiro GDDR que não só se concentra na largura de banda, mas também atende às necessidades do mercado por RAS, ao incorporar os mais recentes recursos de integridade de dados que permitem que os dispositivos GDDR atendam melhor aos mercados existentes, como jogos e computação em nuvem, e se estendam a novas aplicações, como IA", disse Michael Litt, presidente do Subcomitê GDDR da JEDEC.

"O revolucionário padrão de memória GDDR7 revelado hoje representa um passo fundamental para desbloquear o potencial dos dispositivos de próxima geração para consumidores, jogos, comerciais e empresariais", disse Joe Macri, CTO e Corporate Fellow de Computação e Gráficos da AMD.

"Ao aproveitar o poder transformador das GDDR7s, podemos coletivamente desbloquear uma nova era de possibilidades de computação e gráficos transformacionais, abrindo caminho para um futuro moldado pela inovação e descoberta", concluiu.

Tanto a AMD quanto a NVIDIA estão a bordo do novo padrão de memória, e devem apresentá-lo em suas próximas gerações de GPUs.

A AMD está trabalhando na arquitetura RDNA4, que deve estrear este ano, e a NVIDIA ainda não revelou o codinome de sua próxima arquitetura, mas pode ser qualquer um desses: Hopper, Blackwell ou Rankine.

A GDDR7 deve oferecer velocidades iniciais de 36 Gbps, chegando a mais de 50 Gbps em seu ciclo de vida. Uma GPU com uma interface GDDR7 de 256 bits teria 1,15 TB/s de largura de banda, e uma com 384 bits teria 1,7 TB/s para brincar.

Para comparação, a GeForce RTX 4060 com uma interface GDDR6 de 128 bits tem 272 GB/s de largura de banda, então a GDDR7 oferece quase o dobro de largura de banda.

A Samsung, uma das principais fabricantes de memória GDDR, anunciou que está desenvolvendo módulos GDDR7 de 37 Gbps, que poderiam aumentar ainda mais o desempenho das GPUs de próxima geração.

A empresa espera iniciar a produção em massa desses módulos no final de 2024, e fornecê-los para os principais parceiros da indústria, como AMD e NVIDIA. A GDDR7 está disponível para download gratuito no site da JEDEC.

A GDDR7 é um avanço significativo para a indústria de memória gráfica, e promete trazer benefícios para os consumidores e desenvolvedores que buscam mais desempenho, eficiência e confiabilidade em suas aplicações.

Via: JEDEC, WccfTech