iPad Pro M5 vaza antes do lançamento e Apple bloqueia o aparelho

Imagem de: iPad Pro M5 vaza antes do lançamento e Apple bloqueia o aparelho

A cadeia de produção da Apple cometeu um erro enorme quando uma unidade do iPad Pro M5 apareceu em um vídeo de unboxing no YouTube antes mesmo da empresa apresentar oficialmente a nova linha de tablets.

Esse vazamento acabou mostrando falhas internas no controle de logística da marca, e a Apple teve que bloquear o aparelho, deixando ele totalmente inutilizável.

Mas o problema já estava feito. Vários canais do YouTube ganharam audiência e dinheiro depois de postar vídeos mostrando o unboxing do iPad Pro M5.

O modelo de 13 polegadas apareceu primeiro nas mãos do YouTuber Wylsacom, que ainda rodou alguns testes de desempenho do chip M5. Esses testes mostravam uma diferença um pouco acima de 30% em relação ao M4, principalmente na parte gráfica.

Com isso, muita gente que pensava em trocar de iPad provavelmente achou que o salto não valia o investimento e decidiu ficar com a geração anterior, que costuma ser mais barata.

Por causa do vazamento, é bem provável que vários consumidores tenham deixado de comprar o novo iPad Pro M5, gerando um prejuízo grande para a Apple.

Não é surpresa, então, apareceu no Reddit a informação de que a empresa bloqueou totalmente a unidade que tinha ido parar na Rússia. O aparelho virou basicamente uma tábua de cortar comida cara, já que não funciona nada além de carregar a bateria.

iPad Pro M5 inutilizado que foi vendido na Rússia

Também dá para imaginar que qualquer outro aparelho dessa leva, comprado por criadores de conteúdo russos, não terá assistência nem autorização para reparos em lojas oficiais da Apple de outros países.

Isso mostra o risco para quem tenta conseguir produtos por caminhos paralelos. Esses YouTubers provavelmente pagaram caro para colocar as mãos no iPad antes do lançamento, mas devem ter recuperado o valor através da monetização no YouTube.

Já quem realmente levou a pior foram os consumidores. As unidades do iPad Pro M5 que apareceram em sites de revenda foram vendidas por valores muito acima do normal e, depois que a Apple bloqueou tudo, viraram um objeto inútil.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.