Insomniac Games enfrenta cortes e PlayStation pode fechar outro estúdio

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A Insomniac Games, um dos estúdios mais renomados da PlayStation Studios, responsável por sucessos como Marvel’s Spider-Man e Ratchet & Clank, está passando por um momento difícil.

Segundo documentos vazados por hackers, a Sony, dona do estúdio, está pressionando a Insomniac a reduzir os custos de produção e o número de funcionários, além de considerar o fechamento de outro estúdio da PlayStation.

Os documentos revelam que a Insomniac gastou mais de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) no desenvolvimento de Marvel's Spider-Man 2, incluindo os gastos com marketing.

Esse valor é US$ 30 milhões (cerca de R$ 160 milhões) acima do esperado, o que significa que o jogo precisa vender 7,2 milhões de cópias apenas para cobrir os custos. Para efeito de comparação, o primeiro jogo da franquia vendeu 20 milhões de cópias em dois anos.

A Sony, por sua vez, está exigindo que a Insomniac reduza o orçamento dos seus próximos jogos para US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão) ou menos, o que seria equivalente a fazer Spider-Man 2 por US$ 215 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão).

Para isso, a Insomniac teria que cortar a duração das cenas de animação, apostar mais em jogos de tamanho médio como Spider-Man: Miles Morales e demitir entre 50 e 75 pessoas.

Os cortes de pessoal, no entanto, não se limitam à Insomniac. A Sony também estaria pedindo que outros estúdios da PlayStation reduzissem o tamanho das equipes de desenvolvimento para no máximo 470 colaboradores por projeto.

Além disso, a Sony teria anunciado em uma reunião em 9 de novembro que iria fechar um dos seus estúdios, mas não revelou qual seria.

Os documentos vazados não indicam qual estúdio da PlayStation estaria na mira da Sony, mas alguns rumores apontam para a Media Molecule, criadora de LittleBigPlanet e Dreams.

O estúdio, fundado em 2006, tem cerca de 50 funcionários e não lançou nenhum jogo de grande sucesso desde 2014. Dreams, seu último projeto, foi lançado em 2020 e recebeu elogios da crítica, mas não teve um bom desempenho comercial.

A Sony e a Insomniac não se pronunciaram oficialmente sobre os vazamentos e as possíveis demissões e fechamentos. No entanto, a situação mostra que, mesmo para um estúdio de sucesso, a indústria de games atual é desafiadora e competitiva.

Os custos de produção estão cada vez mais altos, a demanda por qualidade e inovação é constante e a rentabilidade depende de vários fatores.

Via: Kotaku, WccfTech