No mundo dos smartphones, cada fabricante quer ser o próximo grande nome da inovação. Só que, com a disputa cada vez mais acirrada, a linha entre "se inspirar" e "copiar" está ficando mais fina.
E o caso mais recente envolve a Infinix, que apresentou um modelo praticamente igual ao iPhone 17 Air — mesmo antes da Apple oficializar o lançamento.
Rumores indicam que o iPhone 17 Air será o iPhone mais leve e fino da história, com bordas extremamente reduzidas e um novo chassi inspirado na linha iPad Air.
Esse design minimalista e elegante já vem causando muita expectativa no mercado, mesmo sem imagens oficiais divulgadas pela Apple.
- Leia também: iPhone 17 Air será tão fino que terá bateria com menos da metade do tamanho do iPhone 17 Pro
Mas aí entra a surpresa, a Infinix já colocou no mercado um celular muito parecido com esse conceito, que, até agora, só existe nos bastidores da Apple.
O caso veio à público quando o leaker Ben Geskin publicou no X (antigo Twitter) uma foto do novo celular da Infinix ao lado das imagens renderizadas do suposto iPhone 17 Air.
A semelhança é gritante, com laterais ultrafinas, traseira limpa e visual refinado — características que marcam o design da Apple.
Infinix took one look at that iPhone concept and said: “Yep, we’re building that.” 😂 pic.twitter.com/1clX62n3tG
— Ben Geskin (@BenGeskin) August 7, 2025
Para esquentar ainda mais o debate, o insider Max Jambor deixou um comentário direto: "O iPhone 17 Air nem foi lançado e os chineses já estão copiando." De um lado, muitos consideram essa atitude da Infinix um exemplo clássico de cópia.
De outro, pode ser uma jogada de mercado, oferecer um visual premium por um preço muito mais baixo, atraindo consumidores que gostam do estilo da Apple, mas não querem ou não podem pagar por ele.
Esse movimento também expõe o tamanho da influência da Apple no setor. Basta um conceito — nem produto final é — para que outras marcas comecem a seguir a mesma linha.
Copiar pode gerar atenção no curto prazo, mas construir uma marca forte depende de originalidade e inovação. Repetir o design de outro fabricante pode atrair olhares, mas não cria lealdade entre os usuários.