O mundo dos games está de olho no lançamento de GTA 6, mas ninguém tem certeza se o jogo realmente chega ainda este ano.
Com isso, vários estúdios estão segurando os anúncios de seus próprios lançamentos para não competir diretamente com um dos jogos mais esperados da década.
Como a Rockstar ainda não confirmou uma data oficial, outras empresas acabam baseando seus cronogramas em suposições, o que pode ser arriscado.
Ben Porter, diretor de consultoria da Newzoo, falou sobre isso em entrevista ao site PC Gamer durante a GDC 2025:
"Se você é uma empresa que está esperando GTA 6 ser lançado para soltar seu jogo e, de repente, ele é adiado por três, quatro, seis meses, o que você faz?"
Até o momento, tudo indica que GTA 6 deve chegar primeiro para consoles no final deste ano, mas ainda não há informações sobre a versão para PC.
Considerando a grandiosidade do jogo, há quem aposte que o lançamento pode ficar para 2026. Nos últimos anos, grandes títulos sofreram adiamentos, como Cyberpunk 2077, Starfield e, mais recentemente, Assassin's Creed Shadows.
Para os estúdios menores, isso já é algo comum, mas quando se trata de jogos gigantes, qualquer mudança de data vira um grande problema.
O peso de GTA na indústria
Para se ter uma ideia do impacto da franquia, quando GTA 5 foi lançado, ele representou 50% da receita de games nos Estados Unidos naquele mês, mesmo tendo saído só na metade do período.
No Reino Unido, o jogo dominou 89% das vendas na semana de estreia e garantiu 94% do faturamento da indústria de games naquele momento, segundo dados apresentados no podcast The Game Business Show.
- Leia também: GTA 5 recebe novo mod Evil Soul com tema de terror
Os estúdios planejam suas datas de lançamento com muito cuidado para evitar concorrência direta com gigantes do mercado.
GTA 6 é um adversário de peso para qualquer um, já que a última versão foi lançada há 12 anos e a expectativa pelo novo título é gigantesca. Até agora, poucos jogos de grande porte foram anunciados para a mesma janela de lançamento.
Um detalhe interessante é que Borderlands 4, outro jogo da Take-Two, também está previsto para este ano, o que levanta suspeitas de que a empresa pode segurar o lançamento de GTA 6 para não atrapalhar as vendas do outro título.
Por enquanto, tudo não passa de especulação. Enquanto alguns temem que a chegada de GTA 6 ofusque outros jogos e prejudique pequenos estúdios, outros acreditam que o game pode dar um gás na indústria como um todo.
"Muita gente fala que GTA 6 vai dar uma revitalizada no mercado, e tem um pouco de verdade nisso, mas não sei se vai ser algo positivo para todo mundo", comenta Porter.