O novo jogo Homem-Aranha 2 da Marvel está prestes a ser lançado, e promete uma grande evolução em termos de gráficos, trazendo melhorias significativas em relação a muitos títulos recentes.
Uma das primeiras impressões que algumas pessoas tiveram, ao assistir aos trailers em telas menores, foi de que o jogo não parecia muito superior ao Homem-Aranha original ou à sua remasterização para o PS5. No entanto, uma análise mais aprofundada revela que isso está longe de ser verdade.
A cidade de Nova York em Homem-Aranha 2 é notavelmente mais densa, apresentando geometria mais detalhada, uma variedade de materiais, iluminação avançada e, o que é mais importante, ray tracing, que agora é padrão em todos os modos de jogo.
Além disso, o ray tracing foi aprimorado para fornecer reflexos de maior qualidade, reflexos secundários e muito mais. Comparando o Homem-Aranha 2 com seu antecessor, é evidente o brilho e o detalhamento que foram alcançados.
Quanto ao desempenho, Homem-Aranha 2 mantém um padrão notável sem cortes de resolução drásticos que têm sido observados em outros jogos recentes.
No modo Fidelity, a resolução varia de 1440p a 4K, mantendo em grande parte sua meta de 30 FPS (ou 40 FPS em telas de 120 Hz), com apenas quedas ocasionais de quadros em cenários intensos.
O modo Desempenho oferece uma resolução dinâmica de 1008p a 1440p, o que pode parecer um pouco baixo, mas muitos jogos deste ano tiveram resoluções ainda mais baixas no modo Desempenho.
No entanto, Homem-Aranha 2 oferece 60 FPS sólidos no modo Desempenho, com apenas breves quedas para cerca de 50 FPS, o que é algo insignificante.
Como bônus, o jogo também oferece opções de Variable Refresh Rate (VRR), incluindo "Smoothed", que limita a ação a 60 FPS, e "Uncapped", que permite taxas de quadros ilimitadas, variando de 65 a 80 FPS no modo Desempenho e de 45 a 60 FPS no modo Fidelidade.
A desvantagem de escolher o caminho sem limite é que a faixa de resolução dinâmica fica um pouco mais ampla, caindo para até 936p no modo Desempenho.
Isso deixa claro que a Insomniac tratou de proporcionar aos jogadores de console uma ampla gama de opções para equilibrar qualidade gráfica e desempenho, sem realmente oferecer uma opção ruim.
Esse trabalho se torna ainda mais evidente em um ano em que atualizações de meio de geração para consoles parecem necessárias devido ao desempenho decepcionante em muitos jogos importantes.
O Homem-Aranha 2 da Marvel será lançado no Playstation 5 em 20 de outubro, e promete trazer uma experiência com gráficos impressionantes para os fãs do teioso.