A espera foi longa, mas parece que finalmente está valendo a pena. A Rockstar Games lançou o segundo trailer de Grand Theft Auto VI, revelando detalhes sobre a história, personagens e, claro, a qualidade gráfica do game.
O que ninguém esperava era a confirmação bombástica feita pela própria desenvolvedora de que tudo o que foi mostrado no vídeo foi capturado diretamente de um PlayStation 5 comum, não do modelo Pro.
Assim que o trailer foi lançado, muitos jogadores ficaram encantados com os gráficos impressionantes, mas também desconfiados.
Afinal, seria mesmo aquela a qualidade real do jogo ou apenas um vídeo cinematográfico? A dúvida foi respondida diretamente pela Rockstar, em um post na rede social X (antigo Twitter):
"O Trailer 2 de Grand Theft Auto VI foi capturado inteiramente dentro do jogo, em um PlayStation 5, com partes iguais de gameplay e cutscenes."
Ou seja, tudo o que foi exibido – desde cenas jogáveis até momentos mais cinematográficos – foi rodado no próprio console da Sony, o PS5 padrão.
Nada de versões turbinadas ou PCs potentes. Isso mostra o nível absurdo de otimização e qualidade gráfica que a Rockstar conseguiu atingir com GTA VI. Se você já tem um PS5, o jogo vai rodar no seu console com visual de cair o queixo.
Quem ainda está pensando em comprar um PS5 agora pode ter certeza de que vai curtir a experiência completa de GTA VI, sem precisar gastar ainda mais com a versão Pro.
E quem já investiu no PS5 Pro? Bom, aí é só comemorar – porque a tendência é que o jogo rode ainda mais suave, talvez com taxa de quadros (framerate) mais alta, o que deixa a jogabilidade mais fluida.
A data de lançamento de GTA VI está marcada para o dia 26 de maio de 2026. Mesmo faltando mais de um ano, não demorou para surgirem vídeos de análise detalhada do trailer.
Muitos canais no YouTube estão comparando os gráficos de GTA VI com o do GTA V, e a diferença é absurda. A qualidade da iluminação, os reflexos, os rostos dos personagens, os cenários, tudo está muito mais realista. Um desses vídeos foi feito pela respeitada Digital Foundry, conhecida por suas análises técnicas de games.
Eles elogiaram bastante o visual, embora tenham notado pequenos detalhes que ainda podem melhorar, como alguns serrilhados nos objetos e o efeito dos cabelos. Mas mesmo com esses pontos, a equipe ficou impressionada com o resultado geral.
Um ponto levantado pela Digital Foundry foi sobre o desempenho do jogo. Eles acreditam que, no lançamento, GTA VI deve rodar a 30 FPS no PS5 comum.
Já no PS5 Pro, pode ser que exista um modo com 60 FPS, o que deixaria o jogo ainda mais fluido. Isso acontece porque os gráficos do jogo são tão avançados que exigem muito poder de processamento.
E essa não seria a primeira vez que a Rockstar lança um jogo com esse limite. Outros títulos da empresa também chegaram sem 60 FPS no começo e só ganharam esse recurso depois de atualizações.
Outro ponto curioso é que especialistas acreditam que GTA VI não vai rodar no Nintendo Switch 2. O motivo disso seria por que o jogo é grande e pesado demais para o tipo de hardware portátil da Nintendo.
Até mesmo os consoles portáteis – como Steam Deck ou ROG Ally – podem ter dificuldades para rodar o jogo com qualidade aceitável.
Mas, como o lançamento ainda está longe, pode ser que a Rockstar esteja trabalhando para melhorar ainda mais o desempenho do jogo em várias plataformas. Quem sabe, talvez em algum momento de 2026, a empresa traga novidades para outras versões e até um possível modo com 60 FPS.