GPUs NVIDIA GeForce RTX 50 "Blackwell" chegarão no quarto trimestre de 2024

Imagem de: GPUs NVIDIA GeForce RTX 50 "Blackwell" chegarão no quarto trimestre de 2024

As GPUs NVIDIA GeForce RTX 5090 e RTX 5080, de codinome "Blackwell", estão previstas para serem lançadas no quarto trimestre de 2024, de acordo com um relatório recente.

Essas GPUs de próxima geração estão sendo aguardadas com grande expectativa pelo público gamer, pois prometem elevar o desempenho nos jogos a patamares sem precedentes.

A arquitetura Blackwell da NVIDIA, originalmente projetada para os segmentos de Inteligência Artificial (IA) e Computação de Alto Desempenho (HPC), também será utilizada nessas placas gráficas RTX.

As GPUs Blackwell devem fazer parte da série RTX 50. A NVIDIA planeja lançar inicialmente seus modelos de alto desempenho, começando com a GeForce RTX 5090, seguida pela GeForce RTX 5080.

Este lançamento não só fortalecerá a linha de produtos da NVIDIA, mas também impulsionará as opções de produtos para seus parceiros, que esperam um aumento nas remessas.

Marcas importantes como a MSI estão otimistas com o que a série RTX 50 tem a oferecer no segmentos de jogos, já que estas GPUs trará recursos avançados que antes vistos só em supercomputadores de IA e HPC.

Com expectativas de crescimento de dois dígitos, a MSI vê uma oportunidade lucrativa para atender aos jogadores que buscam desempenho de ponta e capacidades de IA.

As futuras GPUs da NVIDIA devem aproveitar tecnologias avançadas, incluindo a interface de memória GDDR7 com interfaces de barramento de até 512 bits.

As matrizes principais supostas, GB202 e GB203, destinam-se a proporcionar alto desempenho, para satisfazer as demandas dos usuários mais exigentes.

Como dito anteriormente, rumores recente sugerem uma data de lançamento prevista para o quarto trimestre de 2024, o que está de acordo com os padrões de lançamento da NVIDIA.

No entanto, alguns especialistas do setor alertam que as condições de mercado podem influenciar o cronograma, o que pode resultar em atrasos no lançamento.