GPU NVIDIA RTX 5090 para laptop pode vir com memória GDDR7 de 24 GB

Imagem de: GPU NVIDIA RTX 5090 para laptop pode vir com memória GDDR7 de 24 GB

A NVIDIA pode redefinir os limites da tecnologia de GPUs para laptops com a GeForce RTX 5090, trazendo um novo limite de VRAM e avanços na largura de banda, com à introdução da memória GDDR7.

A GeForce RTX 5090 para laptops será equipada com módulos de memória GDDR7, expandindo a capacidade máxima para 24 GB de VRAM, mantendo o barramento de 256 bits.

Esse número de memória é um grande salto no ramo de GPUs comparado aos 16 GB encontrados na RTX 4090, que utiliza o padrão GDDR6.

De acordo com o renomado vazador Golden Pig Upgrade, esse avanço só foi possível graças ao desenvolvimento dos novos módulos de memória GDDR7 de 3 GB.

Golden Pig Upgrade RTX 5090 Laptop 3GB GDDR7

Isso posiciona a RTX 5090 como pioneira, sendo a primeira GPU móvel a adotar essa configuração de memória. A largura de banda alcança o total de 28 Gbps, superando os 18 Gbps da RTX 4090.

Publicidade

Desempenho para jogos modernos e além

A RTX 5090 foi projetada para oferecer alta performance em cenários exigentes, como jogos em 4K e experiências otimizadas com mods.

Nem todos os títulos poderão se beneficiar totalmente da VRAM adicional, mas os jogos modernos e futuros lançamentos certamente aproveitarão essa capacidade.

Tarefas de alto desempenho, como renderização em tempo real e edição de vídeo 8K, também terão grandes melhorias com esta nova configuração.

Com o chip GB203 substituindo o GB202, a RTX 5090 para laptops adota a rota tradicional da NVIDIA para GPUs móveis, garantindo eficiência e compatibilidade com plataformas modernas.

Sua configuração de núcleos CUDA será reduzida para cerca de 10.752, metade dos 21.760 núcleos previstos para a versão desktop. Ainda assim, o desempenho é robusto, com um TDP de até 175 W, levemente superior à geração anterior.

A série Blackwell veio para liderar

Como carro-chefe da arquitetura Blackwell, a RTX 5090 para laptops é projetada para ser a GPU móvel mais poderosa já lançada pela NVIDIA.

Publicidade

Além disso, nenhuma outra GPU na série deve apresentar os módulos GDDR7 de 3 GB, destacando ainda mais a exclusividade e o pioneirismo dessa solução.

Os primeiros modelos com a RTX 5090 foram vistos em laptops ASUS ROG, sugerindo que fabricantes líderes já estão prontos para aproveitar todo o potencial dessa tecnologia.

As especificações finais ainda não foram oficialmente divulgadas, mas os vazamentos nos dar uma visão da capacidade impressionante dessa GPU. Manteremos você informado, assim que houver novos detalhes.