Nos últimos tempos, a China tem investido pesado para competir no mercado de placas de vídeo, e agora parece que eles estão começando a mostrar resultado.
A empresa Moore Threads lançou uma nova GPU chamada MTT S90, e os testes iniciais indicam que ela pode até superar a famosa NVIDIA GeForce RTX 4060 em vários jogos e testes.
Durante muito tempo, as placas de vídeo feitas na China tinham fama de serem fracas, com desempenho ruim e cheias de problemas nos seus programas (os famosos drivers).
Isso fazia com que elas não conseguissem competir com as grandes marcas do Ocidente, como NVIDIA e AMD. Mas esse cenário está mudando. Com o crescimento da IA, as empresas chinesas começaram a investir mais em tecnologia gráfica.
Um exemplo é a Moore Threads, que antes já tinha sido a primeira a colocar a nova geração de conexões PCIe 5.0 em suas placas. Agora, eles mostram que também podem mandar bem nos jogos.
Os testes feitos por um blogueiro chinês, divulgados pelo site MyDrivers, mostraram que a placa MTT S90, que usa a mesma tecnologia da versão MTT S4000 (voltada para uso profissional), conseguiu acompanhar o desempenho da RTX 4060 em várias situações.
Um dos jogos testados foi o Naraka: Bladepoint, muito famoso na China. Rodando em qualidade 4K no modo "ultra", a MTT S90 conseguiu uma média de 43 quadros por segundo (FPS).
Já a RTX 4060 ficou com 42 FPS. Pode parecer pouca diferença, mas é uma grande vitória para a Moore Threads, já que modelos antigos da marca não conseguiam nem alcançar o nível de uma GTX 1050 Ti, uma placa bem mais antiga.
Um dos grandes problemas das GPUs chinesas sempre foi o software (drivers) que faz a placa funcionar corretamente. Mas, segundo os testes, a Moore Threads melhorou bastante isso.
- Leia também: Apple pode usar processo 14A da Intel em chips da linha M; NVIDIA também estaria interessada
Comparando com o modelo anterior, o MTT S80, o desempenho aumentou em até 80% com os novos drivers otimizados. Ainda não se sabe tudo sobre as especificações da MTT S90, mas tudo indica que ela usa a nova conexão PCIe 5.0.
Apesar desses resultados animadores, é bom lembrar que esses testes foram feitos por fontes da China e não por sites internacionais conhecidos. Então, ainda é cedo para dizer com certeza se essa placa realmente vai dominar o mercado ou não.