Google libera chatbot Bard para testes com melhorias no algoritmo

Imagem de: Google libera chatbot Bard para testes com melhorias no algoritmo

O Google anunciou o lançamento de seu chatbot com Inteligência Artificial (IA) chamado Bard, a ferramenta foi liberada para testes para usuários selecionados.

De acordo com o Google, o Bard AI foi projetado com uma versão otimizada do modelo de linguagem da própria empresa conhecido como LaMDA e tem como objetivo melhorar a produtividade e gerar ideias.

No mês passado, a empresa anunciou o Google Bard como um concorrente do Bing Chat que utiliza tecnologia ChatGPT, mas o modelo apresentou erros e forneceu informações erradas.

O Google havia alertado que o Bard poderia apresentar imprecisões e inconsistências, mas isso não impediu que a empresa perdesse US $ 100 bilhões em capitalização de mercado.

Além disso, a empresa enfatizou que o Bard não substituirá a Pesquisa do Google. Curiosamente a Microsoft compartilhou alguns erros cometidos pelo Bing Chat, mas eles não atraíram tanta atenção quanto o erro do Bard.

O Google Bard competirá com o Bing Chat da Microsoft que utiliza uma tecnologia de chatbot alimentada por IA da OpenAI para impulsionar as buscas do Bing.

Por enquanto, não há informações sobre como o Google implementará o Bard em seus produtos, mas provavelmente será algo semelhante ao que a Microsoft está fazendo.

Melhorias no Google Bard

Para ajudar a lidar com possíveis imprecisões e inconsistências, o Bard mostrará várias respostas para o usuário escolher junto com perguntas de acompanhamento que podem ser usadas para refinar ainda mais as respostas.

Sissie Hsiao, vice-presidente de produtos do Google e líder do Bard, chamou a nova ferramenta de "colaboradora criativa".

Ela também enfatizou que a IA ainda tem suas limitações e que o Google continua trabalhando para melhorar a ferramenta e corrigir eventuais erros.

A tecnologia IA se tornou muito empolgante nos últimos meses, mas ela ainda possui muitas falhas e o Google está ciente desses desafios e continua trabalhando para aprimorar a tecnologia subjacente.

O lançamento do chatbot Bard é só mais uma adição à crescente lista de ferramentas de chatbot alimentadas por IA disponíveis no mercado, que deve receber mais ferramentas deste tipo muito em breve.

Infelizmente o Google Bard ainda não está disponível no Brasil, a ferramenta está sendo liberada aos poucos para usuários dos EUA e deve demorar um pouco a chegar por aqui.

Mas você pode acompanhar o desfecho deste lançamento na página oficial do Bard. O Google deve publicar novas informações sobre o Bard a medida que os testes estão sendo realizados.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.