O Google anunciou o lançamento de seu chatbot com Inteligência Artificial (IA) chamado Bard, a ferramenta foi liberada para testes para usuários selecionados.
De acordo com o Google, o Bard AI foi projetado com uma versão otimizada do modelo de linguagem da própria empresa conhecido como LaMDA e tem como objetivo melhorar a produtividade e gerar ideias.
No mês passado, a empresa anunciou o Google Bard como um concorrente do Bing Chat que utiliza tecnologia ChatGPT, mas o modelo apresentou erros e forneceu informações erradas.
O Google havia alertado que o Bard poderia apresentar imprecisões e inconsistências, mas isso não impediu que a empresa perdesse US $ 100 bilhões em capitalização de mercado.
Além disso, a empresa enfatizou que o Bard não substituirá a Pesquisa do Google. Curiosamente a Microsoft compartilhou alguns erros cometidos pelo Bing Chat, mas eles não atraíram tanta atenção quanto o erro do Bard.
O Google Bard competirá com o Bing Chat da Microsoft que utiliza uma tecnologia de chatbot alimentada por IA da OpenAI para impulsionar as buscas do Bing.
Por enquanto, não há informações sobre como o Google implementará o Bard em seus produtos, mas provavelmente será algo semelhante ao que a Microsoft está fazendo.
Melhorias no Google Bard
Para ajudar a lidar com possíveis imprecisões e inconsistências, o Bard mostrará várias respostas para o usuário escolher junto com perguntas de acompanhamento que podem ser usadas para refinar ainda mais as respostas.
Sissie Hsiao, vice-presidente de produtos do Google e líder do Bard, chamou a nova ferramenta de "colaboradora criativa".
Ela também enfatizou que a IA ainda tem suas limitações e que o Google continua trabalhando para melhorar a ferramenta e corrigir eventuais erros.
A tecnologia IA se tornou muito empolgante nos últimos meses, mas ela ainda possui muitas falhas e o Google está ciente desses desafios e continua trabalhando para aprimorar a tecnologia subjacente.
O lançamento do chatbot Bard é só mais uma adição à crescente lista de ferramentas de chatbot alimentadas por IA disponíveis no mercado, que deve receber mais ferramentas deste tipo muito em breve.
Infelizmente o Google Bard ainda não está disponível no Brasil, a ferramenta está sendo liberada aos poucos para usuários dos EUA e deve demorar um pouco a chegar por aqui.
Mas você pode acompanhar o desfecho deste lançamento na página oficial do Bard. O Google deve publicar novas informações sobre o Bard a medida que os testes estão sendo realizados.