Após quase 2 anos de lançamento, o Google anunciou que está fechando a plataforma de jogos Stadia Games & Entertainment, responsável pelo desenvolvimento de jogos exclusivos que competia com empresas como xCloud da Microsoft, NVIDIA GeForce NOW e Luna da Amazon.
A empresa que foi anunciada em 2019 com estúdios de jogos em Los Angeles e Montreal, sob a bandeira Stadia Games and Entertainment será fechada em breve.
O vice-presidente e gerente geral do Google Stadia, Phil Harrison, divulgou o anúncio como uma decisão que expandiria a tecnologia e a plataforma do Stadia, em vez de só criar conteúdo original.
"Criar os melhores jogos do zero leva muitos anos e um investimento significativo, e o custo está subindo exponencialmente. Dado o nosso foco na construção da tecnologia comprovada do Stadia, bem como no aprofundamento de nossas parcerias comerciais, decidimos que não investiremos mais em trazer conteúdo exclusivo de nossa equipe de desenvolvimento interna SG&E, além de quaisquer jogos planejados a curto prazo", Harrison disse.
Harrison também disse que 2021 será um ano em que o serviço busca expandir seus esforços para ajudar os desenvolvedores de jogos e editoras a tirar proveito de sua tecnologia de plataforma e entregar jogos diretamente para os jogadores.
Jade Raymond, que chefiou a divisão de Jogos e Entretenimento do Stadia e trabalha na indústria de videogames há mais de 15 anos, também está deixando a empresa para buscar novas oportunidades, revelou Harrison.
Nos próximos meses, a maior parte da equipe SG&E assumirá novas funções. "Estamos empenhados em trabalhar com esta equipe talentosa para encontrar novas funções e apoiá-los", acrescentou.
No futuro, o Stadia se concentrará em servir novos jogos de terceiros para clientes pagantes da plataforma. Para os que usam o serviço da plataforma de jogos Stadia, ainda será possível continuar jogando todos os jogos no Stadia e no Stadia Pro.
O Google disse que com o recente lançamento bem-sucedido do jogo "Cyberpunk 2077" no Stadia, com jogabilidade em todos os tipos de dispositivos, incluindo iOS, aumentando sua lista de integrações do YouTube e expansões globais, está claro que a tecnologia do Stadia foi comprovada e funciona em escala.
"Ter os jogos transmitidos para qualquer tela é o futuro desta indústria, e vamos continuar investindo no Stadia e em sua plataforma subjacente para fornecer a melhor experiência de jogos em nuvem para nossos parceiros e a comunidade de jogos", observou Harrison.