GeForce RTX 4090 supera a RTX 5090 e assume o primeiro lugar no PassMark

Imagem de: GeForce RTX 4090 supera a RTX 5090 e assume o primeiro lugar no PassMark

A NVIDIA GeForce RTX 4090 pegou todo mundo de surpresa ao aparecer no topo do ranking do PassMark, superando a mais recente RTX 5090.

Mas calma lá. Antes de achar que a 4090 ainda é a melhor placa de vídeo, vamos entender o que isso significa na prática.

Para quem não sabe, o PassMark é um teste de benchmark que mede o desempenho bruto das GPUs com base em vários aspectos técnicos, como renderização 3D, textura, geometria, DirectX e OpenGL.

Atualmente, a RTX 4090 tem uma pontuação média de 38.430 pontos, enquanto a RTX 5090 ficou ligeiramente atrás, com 38.407 pontos.

A diferença é mínima — cerca de 23 pontos, o que não chega nem a 0,001%. Isso quer dizer que, pelo menos no ranking do PassMark, a RTX 4090 continua na liderança.

Mas tem um detalhe, esses números vêm de uma quantidade muito maior de testes feitos com a RTX 4090, que já está há um tempo no mercado.

Enquanto a 4090 tem mais de 14.480 amostras testadas, a RTX 5090 tem apenas 63. Isso significa que, conforme mais pessoas começarem a testar a 5090, essa pontuação pode mudar.

Agora vem a parte importante. O ranking do PassMark não representa o desempenho real da placa nos games. Ele só dá uma visão geral do poder da GPU em testes sintéticos.

Na prática, quando o assunto é jogo, a RTX 5090 já provou ser muito mais rápida do que a 4090 em diversos testes do mundo real, principalmente em resoluções mais altas e com Ray Tracing ativado.

Outro ponto a considerar é que o G3D Mark do PassMark não inclui tecnologias importantes para os jogos modernos, como Ray Tracing e DLSS.

Então, enquanto a 4090 está na frente no ranking, a 5090 pode entregar um desempenho melhor quando se coloca o hardware à prova em títulos mais exigentes.

PassMark G3D Mark
Fonte da imagem: PassMark

Além do desempenho, outro fator que afeta a RTX 5090 hoje é a disponibilidade. A GPU tem apenas um mês de mercado e ainda está difícil de encontrar.

O preço alto, a falta de estoque e alguns problemas relatados pelos primeiros usuários — como conectores derretendo e telas pretas — estão gerando certa preocupação.

Com o tempo, conforme mais pessoas testarem a RTX 5090 e a NVIDIA resolver os problemas, é provável que a pontuação dela no PassMark aumente e os problemas iniciais sejam corrigidos. Até lá, a RTX 4090 segue no topo do ranking, pelo menos nos testes sintéticos.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.