Foguete chinês cai descontroladamente na Terra

Imagem de: Foguete chinês cai descontroladamente na Terra

As autoridades espaciais dos EUA e da China confirmaram que o foguete chinês Long March 5B de 50 metros caiu descontroladamente em direção à Terra e se desintegrou ao reentrar na atmosfera.

De acordo com o Comando Espacial dos EUA, os destroços do foguete caíram no Oceano Índico por volta das 13:45h do sábado (30). Nenhuma vitima foi relatada.

A queda descontrolada do foguete chinês pôde ser vista da Malásia e há registros em vídeo do ocorrido. Um evento semelhante ocorreu no ano passado, quando os destroços de outro foguete chinês caíram no Oceano Índico.

"Todas as nações espaciais devem seguir as melhores práticas estabelecidas e fazer sua parte para compartilhar esse tipo de informação com antecedência para permitir previsões confiáveis ​​do risco potencial de impacto de detritos", disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

De acordo com o programa espacial chinês, a maioria dos destroços da máquina queimaram sobre o Mar de Sulu, entre a ilha de Bornéu e as Filipinas.

Por que os foguetes caem na atmosfera da Terra?

Quando um foguete é lançado para o espaço, poucas partes dele são abandonadas em órbita ou são lançadas de volta à Terra.

O corpo de um foguete pode retornar à Terra de maneira controlada, mas se for deixado em órbita, ele pode reentrar na atmosfera de maneira descontrolada.

Geralmente, esse corpo queima completamente durante sua viagem de volta ao solo terrestre, mas às vezes isso não acontece e isso representa uma ameaça.

Em novembro de 2019, uma parte do foguete chinês Longa Marcha 3B chegou a atingir uma casa na China e a destruiu completamente.

Via: 91mobiles