Os filmes GLS representam o movimento LGBTQIA+ com produções que fortalecem a luta contra a homofobia e reinvindicação de diretos destas pessoas que buscam seu espaço na sociedade.
Junho foi o mês escolhido para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Todos os anos, no dia 28 deste mês, jovens e adultos de todos os gêneros se reúnem para para comemorar suas vitórias e conscientizar a sociedade.
Como forma de celebrar e ajudar nesta conscientização, selecionamos alguns filmes e séries numa coletânea que inclui dramas, comédias e documentários, que abordam a temática com sensibilidade, respeito e romance.
Alex Strangelove O Amor Pode Ser Confuso
Alex Truelove é um estudante que tem uma namorada com que resolve perder a virgindade, mas surge um jovem gay encantador que acaba complicando sua relação e dificultando sua luta para identificar a sua sexualidade.
O filme é uma comédia romântica que conta uma história fofa entre jovens na escola e seus dilemas para descobrir sua sexualidade.
Retrato de uma Jovem em Chamas
Marianne é uma pintora que vive numa ilha solitária da Bretanha na França do século XVIII e recebe a tarefa de fazer um retrato de Héloise para o seu casamento sem que ela perceba.
A pintora então começa a observar Héloise durante o dia e passava as noites pintando o seu retrato, mas Marianne começa a se aproximar de sua modelo e passa a tê-la como objeto de desejo.
A Favorita
O filme conta uma história que se passa no século XVIII na Inglaterra, onde uma frágil rainha e sua amiga com quem passa a ter uma forte relação e passa a governar o país em seu lugar.
A Favorita foi indicado a 10 Oscars, incluindo o de melhor filme, direção e atriz coadjuvante. Olivia Colman, que interpreta a amiga e conselheira da rainha, levou o prêmio de melhor atriz.
Sex Education
Otis é um adolescente que tem uma mãe terapeuta sexual que o ensina tudo sobre sexo na teoria, com a ajuda de um colega de escola, ele abre uma clínica de terapia sexual clandestina na escola.
Sex Education é uma série que foca em assuntos como homossexualidade, masturbação, bissexualidade, virgindade e abuso sexual.
A Morte e Vida de Marsha P. Johnson
Este é um documentário que conta a história da ativista e travesti Marsha P. Johnson, um dos personagens mais marcantes da luta da comunidade LGBTQIA+ e da Rebelião de Stonewall de 1969.
Em 1992, Marsha tinha apenas 46 anos e foi encontrada morta. A causa da morte foi dada como suícidio, mas os mistérios da sua morte permeiam até hoje.
25 anos depois, sua amiga Sylvia Rivera começa um processo de investigação para descobrir a real causa da morte de Marsha, que leva a crer que ela foi assassinada em um crime de transfobia bem arquitetado.