Fabricantes de SSD estão reduzindo a garantia devido à mineração de criptomoedas

Imagem de: Fabricantes de SSD estão reduzindo a garantia devido à mineração de criptomoedas

As empresas fabricantes de SSD decidiram reduzir o tempo de garantia dos dispositivos após a alta da mineração de criptomoedas, em especial a Chia.

Chia é uma nova criptomoeda ecológica que ganhou popularidade rapidamente na China por sua forma de mineração e chegou ao mercado como uma alternativa "verde" ao Bitcoin.

Essa criptomoeda pode ser extraída ou cultivada usando espaço de armazenamento não utilizado em SSDs e HDDs. O que acaba consumindo menos energia durante essa atividade.

Como resultado, criou-se uma enorme demanda por componentes de armazenamento como HDDs e SSDs para minerar a criptomoeda, levando ao aumento do preço de unidades de HDD de alto desempenho e à morte de várias unidades SSD.

Isso levantou preocupações para muitas fabricantes de componentes de PC, levando-os a tomar medidas para controlar os danos iniciais que a atividade de cultivo da Chia pode causar aos discos.

Agora, a PNY, fabricante norte-americana de SSDs, reduziu a resistência de gravação denotada por Terabytes Written (TBW) em sua linha XLR8 CS3030 de SSDs em até 79% para dissuadir os mineradores de comprar a unidade para a mineração de Chia.

De acordo com o PNY, o enorme aumento na demanda por SSDs para cultivo de Chia e a escassez de NAND, levou a introdução de uma política de TBW em sua garantia de SSD.

"As mudanças que a PNY fez na política de garantia do SSD XLR8 CS3030 foram impulsionadas por dois fatores, o aumento na demanda pelo uso de SSDs de consumo de alta velocidade para a agricultura de Chia e a escassez de NAND em toda a indústria", disse PNY.

"Essas mudanças foram publicadas e tornadas públicas no site da empresa na seção de garantia, bem como na folha de especificações do produto CS3030 em 17 de maio de 2021.", acrescentou.

A atividade de gravação necessária para produzir moedas Chia pode acabar com a durabilidade nominal dos SSDs típicos de consumo antes do período de garantia de cinco anos. Como resultado, isso prejudica os serviços de garantia das fabricantes.

A empresa acredita que para "os consumidores que usam esses SSDs conforme pretendido, o período de garantia (anos) provavelmente se esgotará antes de atingirem os limites de TBW".

Embora as classificações de TBW anteriores se apliquem a unidades vendidas antes de 17 de maio de 2021, as unidades vendidas em 17 de maio de 2021 e posteriores são cobertas pela nova garantia e limites TBW.

Além do PNY, a GALAX também anunciou para o mercado chinês que o uso excessivo de seus SSDs para a mineração de Chia anulará a garantia e os serviços pós-venda de tais dispositivos.

Via: Toms Hardware