Os donos de placas de vídeo da linha GeForce RTX 40 estão enfrentando sérios problemas após a atualização do driver 572.XX da NVIDIA.
Relatos indicam que a nova versão do software está causando travamentos, telas pretas e outros erros que afetam o funcionamento dos computadores. Até agora, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Desde que a NVIDIA lançou a série RTX 50 em janeiro, a atenção da empresa parece ter se voltado quase que exclusivamente para os novos modelos, deixando de lado as correções necessárias para a linha RTX 40.
A nova geração também está apresentando falhas, mas as placas RTX 40 estavam funcionando bem até a chegada do driver 572.XX. Usuários do Reddit, como "u/Soctty1992", têm compartilhado experiências frustrantes com essa atualização.
Entre os problemas mais comuns estão travamentos completos do sistema, telas pretas e falhas na exibição de imagens. Antes dessa versão, essas complicações eram raras para quem utilizava drivers mais antigos.
Problemas começaram após o lançamento dos drivers compatíveis com a RTX 50
Muitos usuários perceberam que, ao voltar para versões anteriores, como a 566.XX, os problemas desapareciam.
Isso levanta a suspeita de que a NVIDIA não testou completamente a compatibilidade do novo driver com as placas mais antigas antes do lançamento oficial.
A atualização de 30 de janeiro, que trouxe suporte para as GPUs RTX 5090 e 5080, introduziu diversas novas funcionalidades, como DLSS 4, Multi-Frame Generation e DLSS Override, mas acabou prejudicando o desempenho das RTX 40.
Um dos relatos mais marcantes vem de um usuário que afirmou que seu jogo Cyberpunk 2077 travava assim que era iniciado em uma RTX 4080. Ele só conseguiu resolver o problema voltando para um driver mais antigo.
Outro usuário com uma RTX 4090 descreveu problemas como telas pretas, congelamentos e até a impossibilidade de ligar o monitor, dificuldades que também foram resolvidas ao retornar para a versão 566.XX do driver.
PSA: Nvidia Widespread Black Screen or Hard OS Crash Issues on 4xxx (or older) Series Cards Need To Be Widely Known & Fixed.
byu/Scotty1992 inhardware
A NVIDIA ainda não se posicionou sobre o problema
Os pedidos de correção estão sendo feitos desde o final de janeiro, mas a NVIDIA parece focada apenas nos erros da linha RTX 50.
A empresa demorou semanas para corrigir os problemas de tela azul no Windows causados pelo novo driver, mas não deu qualquer sinal de que pretende consertar as falhas que afetam as GPUs RTX 40.
Diante disso, muitos jogadores estão tendo que escolher entre conviver com os erros ou abrir mão das vantagens dos drivers mais recentes, que incluem melhorias como o Transformer Model DLSS 4, atualizações no Ray Reconstruction e a inclusão de novos jogos na lista de títulos compatíveis com DLSS.
Enquanto a NVIDIA não resolve a situação, a alternativa para os donos de uma RTX 40 os problemas mencionados é reverter para uma versão anterior do driver. Isso ao menos garante uma experiência estável até que a empresa tome alguma atitude.