Cloudflare cai e leva junto parte da internet; Falha deixou sites e apps fora do ar

Imagem de: Cloudflare cai e leva junto parte da internet; Falha deixou sites e apps fora do ar

O Cloudflare foi atingido por uma falha de serviço na manhã desta terça-feira (18), deixando vários sites importantes offline para usuários em todo o mundo.

O ChatGPT e o X foram alguns do sites afetados pela queda dos serviços da Cloudflare, de acordo com o Downdetector, que inclusive também ficou fora do ar para muitos usuários.

A página de status da OpenAI também indicava que seus aplicativos de vídeo curto ChatGPT e Sora estavam apresentando problemas devido a um problema em um de seus provedores de serviços terceirizados.

Um porta-voz da Cloudflare disse que a empresa observou um "pico de tráfego incomum" em um de seus serviços por volta das 8h20 da manhã (horário de Brasília), fazendo com que parte do tráfego que passava por sua rede apresentasse erros.

De acordo com a página de status da Cloudflare, o problema foi identificado por volta das 10h09 de Brasília e uma correção já está sendo implementada onde alguns serviços já estão sendo reestabelecidos.

Em um comunicado posterior, a empresa disse que continua trabalhando para restabelecer o serviço para clientes de serviços de aplicativos.

"Estamos todos empenhados em garantir que todo o tráfego seja atendido sem erros", acrescentou o porta-voz. O software da Cloudflare é usado por muitas empresas em todo o mundo, ajudando a gerenciar e proteger o tráfego de 20% da web.

Entre os serviços que oferece está a proteção contra ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS), que ocorrem quando agentes maliciosos tentam sobrecarregar o sistema de um site com tantas solicitações de tráfego que ele fica inoperante.

As ações da Cloudflare caíram mais de 5% nas negociações pré-mercado após esse ocorrido. O problema surge menos de um mês depois da que da Amazon Web Services.

Os serviços web sofreram uma interrupção que durou um dia inteiro e derrubou inúmeros serviços online, seguida por uma interrupção global da Microsoft. Serviços de nuvem Azure e do Office 365.

No Brasil, com a queda dos serviços da Cloudflare, centenas de sites e aplicativos ficaram foram do ar nesta manhã, incluindo páginas e aplicativos de bancos. A expectativa é que tudo volte ao normal no início da tarde. Continuaremos acompanhando o caso.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.