Você sabia que a cada minuto quase dois celulares são roubados ou furtados no Brasil? Essa é uma das conclusões alarmantes do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Os aparelhos da Samsung e da Apple lideram a lista dos mais visados pelos criminosos. O levantamento revelou um total de 937.294 ocorrências de roubo e furto de celulares ao longo de 2023, uma redução de 4,7% em relação a 2022.
Pela primeira vez, o número de furtos superou o de roubos, com 494.295 registros de furto e 442.999 queixas de roubo. Apesar da queda, a quantidade de ocorrências ainda é preocupante.
Marcas mais visadas
Os dados mostram que smartphones têm se tornado o principal alvo nos crimes patrimoniais. Com 37,4% dos casos, a Samsung é a marca com maior número de celulares roubados ou furtados no país.
Em seguida, vêm a Apple com 25% e a Motorola com 23,1%. Apesar de não liderar em números absolutos, os usuários de iPhones são proporcionalmente os mais afetados, com o dispositivo representando uma em cada quatro subtrações.
Cidades com mais ocorrências de roubo de celulares
O anuário afirma que Manaus (AM) é a cidade com maior incidência de roubos e furtos de celulares, com 2.096,3 ocorrências por 100 mil habitantes.
Outras cidades que também registram altos índices são Teresina (PI) com 1.866, São Paulo (SP) com 1.781,6, Salvador (BA) com 1.716,6 e Lauro de Freitas (BA) com 1.695,8.
Horários e locais mais perigosos
Os roubos de celulares no Brasil ocorrem principalmente em vias públicas (78%), principalmente nos dias entre segundas e sextas-feiras, nos períodos das 5h às 7h e das 18h às 22h, momentos em que as pessoas estão indo ou voltando do trabalho.
Já os furtos são mais comuns aos finais de semana, com maior frequência entre 10h e 11h e das 15h às 20h, também em vias públicas (43%), seguidas por estabelecimentos comerciais e residências.
Esses números evidenciam a importância de estar sempre atento e tomar precauções ao utilizar seu smartphone em locais públicos e nos horários de pico.
Proteja seus dados e informações pessoais usando senhas fortes e habilitando recursos de rastreamento e bloqueio remoto oferecidos pelos fabricantes.