Arquiteto-chefe do sistema do PS5 fala sobre adoção do Ray Tracing e 60 FPS em jogos

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Mark Cerny, o arquiteto-chefe por trás do PlayStation 5, ficou surpreso com a rápida adoção do Ray Tracing e a busca por jogos rodando a 60 quadros por segundo (FPS) nesta geração de consoles.

Em entrevista à GamesIndustry, ele falou sobre suas impressões sobre essas tendências que estão moldando o futuro dos games.

Cerny esperava que o Ray Tracing fosse se popularizar apenas no final da geração atual de consoles. No entanto, ele ficou feliz ao ver que muitos jogos de lançamento já estavam utilizando essa tecnologia.

A tecnologia Ray Tracing melhora drasticamente a qualidade visual dos jogos, deixando reflexos e sombras mais realistas, o que eleva a imersão do jogador a outro nível.

Outra surpresa para Cerny foi a pressão por jogos rodando a 60 FPS. Ele mencionou que, em gerações anteriores, a maioria dos jogos rodava a 30 FPS, pois isso permitia gráficos mais detalhados.

No entanto, nesta geração, a fluidez proporcionada pelos 60 FPS se tornou um padrão quase universal, melhorando muito a experiência de jogo, principalmente em títulos de ação e competitivos.

"A outra coisa que tem sido surpreendente é o aumento para 60 quadros por segundo. Com base nos ciclos de vida anteriores dos consoles, eu esperaria que houvesse muito mais jogos com apenas 30 quadros por segundo, só porque a arte pode ser muito mais detalhada se você tiver mais tempo para renderizá-la. Em vez disso, a regra quase universal desta vez tem sido os jogos rodarem a 60."

Cerny também discutiu como os avanços do PS5, principalmente o que se refere ao SSD ultra-rápido, pressionaram o mercado de PCs a melhorar sua performance em jogos.

A transição de jogos exclusivos de console para PC se mostrou mais simples do que muitos imaginavam, o que também acabou deixando ele surpreso.

No entanto, isso elevou os requisitos mínimos de hardware para os jogos de PC, demandando CPUs e RAM mais potentes para compensar a ausência dos sistemas personalizados do PS5.

"Há um desenvolvimento recente aqui, que são os exclusivos de console que foram criados para rodar em sistemas PlayStation personalizados, agora estão chegando ao PC. Essa conversão foi mais simples do que muitos pensavam. A principal consequência é que a especificação mínima para a versão para PC do jogo fica um pouco mais alta, talvez mais CPUs ou mais RAM, para substituir os sistemas ausentes."

Atualmente, existem rumores sobre o PlayStation 5 Pro indicando que ele trará grandes melhorias, como o upscaler PlayStation Spectral Super Resolution e um desempenho de Ray Tracing ainda melhor.

Essas melhorias podem impactar a indústria de forma tão significativa quanto os recursos do modelo base do PS5 atual. No entanto, o console ainda não foi anunciado oficialmente.