A Apple está planejando trazer de volta os anúncios para os aplicativos pré-instalados no iPhone e iPad, incluindo Mapas, Livros e Podcasts.
De acordo com fontes confiáveis, essas mudanças chegarão com o próximo iOS 16 e pode marcar o fim de uma das principais vantagens do sistema operacional, a falta de anúncios e a baixa quantidade de bloatwares.
No entanto, isso não é uma surpresa, a empresa já testou anúncios de pesquisa no Maps exibindo recomendações quando o usuário procurava por restaurantes, lojas ou outros estabelecimentos próximos.
Além disso, a Apple permite que os desenvolvedores promovam seu aplicativo na App Store em uma página de pesquisa para qualquer consulta específica.
Mas aparentemente a Apple não seguirá o mesmo caminho de fabricantes que usam variantes do Android como a Xiaomi, que exibe anúncios até no aplicativos de configurações.
Claramente os anúncios em dispositivos da Apple se limitarão a aplicativos nativos como Podcasts e Livros, podendo se expandir para a guia Hoje e páginas de download de aplicativos da App Store.
A Apple pode estar trabalhando em anúncios para outros aplicativos como o Apple TV, mas isso pode chegar um pouco mais tarde. Atualmente, estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo usam iPhones.
Isso claramente torna os dispositivos iOS uma ótima plataforma de publicidade que poderia gerar uma grande quantidade de receita para a Apple simplesmente exibindo anúncios.
Via: Techworm