A Apple realmente está testando iPhones com porta USB-C e prestes a abandonar sua porta padrão Lightning, de acordo com um relatório do jornalista, Mark Gurman, do site Bloomberg.
No entanto, segundo o analista da Apple, Ming-Chi Kuo, a empresa planeja trocar a porta Lightning por uma USB-C apenas nos próximos modelos do iPhone 15, previsto para ser lançado em 2023.
Os rumores de que a Apple iria lançar um iPhone com porta USB-C circulam desde que a linha de iPads recebeu estes conectores, mas até agora a Apple manteve o padrão Lightning para o iPhone.
Mas conforme a União Europeia (UE) avança em sua lei que poderá obrigar empresas a adotarem portas USB-C em seus produtos, a Apple pode estar agindo por causa desses possíveis requisitos legais.
Se esta lei for aprovada, todos os dispositivos vendidos na Europa teriam que vir com uma porta USB-C. Isso significa que a Apple teria que enviar modelos especiais de seus produtos para a Europa.
No entanto, o caminho mais fácil e menos problemático seria a empresa simplesmente trocar a porta Lightning pela USB-C para os seus próximos dispositivos que serão comercializados em todo o mundo.
Segundo especialistas, as portas USB-C em iPhones e AirPods permitirá melhores velocidades de carregamento e transferências de dados mais rápidas, além de alinhar estes modelos com as linhas do Mac e iPad que já usam USB-C.
Segundo Gurman, se a Apple realizar a transição de portas Lightning para USB-C, será lançado um adaptador que permitirá carregar e conectar iPhones USB-C em acessórios que possuem portas Lightning.
Via: Macrumors