A Apple reconheceu o problema de superaquecimento que afeta o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, e está planejando resolver com uma atualização de software, o iOS 17.
A empresa investigou minuciosamente a situação e identificou que alguns aplicativos de terceiros também estão contribuindo para esse problema.
Além disso, a Apple confirmou que o novo chip A17 Pro não está relacionado ao problema de superaquecimento, mesmo ele podendo consumir um pouco mais de energia sob carga, em comparação com o A16 Bionic.
Recentemente, foi mencionado em um relatório que um YouTuber especulava que o aplicativo Instagram estava ligado ao superaquecimento observado nos iPhones 15 Pro. Porém, esse problema já foi corrigido.
Além disso, aplicativos populares como Uber e o jogo de corrida Asphalt 9: Legends também foram identificados como contribuintes para o superaquecimento.
A Apple está colaborando com os desenvolvedores desses aplicativos para lançar uma correção o mais rápido possível, de acordo com uma declaração compartilhada com MacRumors e Forbes.
"Identificamos algumas condições que podem levar o iPhone a superaquecer mais do que o esperado. O dispositivo pode esquentar nos primeiros dias após a configuração ou restauração, devido ao aumento da atividade em segundo plano. Encontramos um bug no iOS 17 que está afetando alguns usuários e será corrigido em uma atualização de software. Além disso, identificamos algumas atualizações recentes de aplicativos de terceiros que estão sobrecarregando o sistema. Estamos trabalhando com esses desenvolvedores de aplicativos para implementar correções", disse a Apple.
Atualmente, o iOS 17.1 está em fase beta, indicando que a correção provavelmente será implementada na versão oficial do iOS 17.1.
Anteriormente, um analista havia afirmado que o chassi de titânio e uma solução de resfriamento ineficaz eram as causas do superaquecimento do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. No entanto, de acordo com a declaração recente da Apple, o problema está relacionado ao software.
Alguns usuários relataram superaquecimento em seus dispositivos mais recentes, mas nem todos estão enfrentando o mesmo problema, o que indica que esta atualização pode resolver a questão.