A Apple contratou o pesquisador de Inteligência Artificial (IA) do Google, Samy Bengio, que estava entre os funcionários mais notáveis da empresa antes de se demitir, logo após a demissão de duas pesquisadoras.
Bengio vai liderar uma nova unidade de pesquisa de IA na Apple, junto com o também ex-funcionário do Google, John Giannandrea, atual vice-presidente de aprendizado de máquina e estratégia de IA da Apple.
Bengio deixou o Google na semana passada após 14 anos, logo depois da empresa demitir duass co-líderes éticos de IA que se reportavam a ele, Timnit Gebru e Margaret Mitchell.
As pesquisadoras eram defensoras da diversidade em seu campo e haviam alertado sobre os perigos dos grandes modelos de linguagem e do viés algorítmico, o que não agradou a gigante das buscas.
Em um comunicado no Facebook após a saída de Gebru, Bengio disse que ficou chocado e que apoiou Timnit e o resto de sua equipe.
Dacordo com a Bloomberg, o Google respondeu reorganizando sua unidade de pesquisa ética em IA colocando a Dra. Marian Croak como líder, a mudança diminuiu as funções de Bengio na empresa.
A Apple, já havia contratado vários outros talentos do Google, com o obejtivo de reforçar sua inteligência de aprendizado de máquina por meio de recrutamento e aquisições de pesquisadores de tecnologia.
Bengio era um membro de alto escalão da equipe de pesquisa do Google Brain, que produziu descobertas de IA em mapeamento cerebral, aumento de imagem e acessibilidade.
Via: Engadget