Apple continuará usando chips da Qualcomm no iPhone 15 para 2023

Imagem de: Apple continuará usando chips da Qualcomm no iPhone 15 para 2023

A Qualcomm revelou em novembro de 2021 que sua relação comercial com a Apple sofreria algumas mudanças nos próximos anos com relação ao fornecimento de chips.

Na época, a Qualcomm esperava fornecer 20% dos chips de modem da Apple em 2023. No entanto, a fabricante do iPhone vem trabalhando para reduzir sua dependência da Qualcomm e está desenvolvendo sua própria tecnologia de modem.

Mas, tudo indica que a Apple ainda não está preparada para lançar seus próprios chips de modem em 2023 e a empresa continuará dependendo da Qualcomm para fornecer modem com tecnologia 5G.

De acordo com um relatório de Mark Gurman, que cobre notícias da Apple na Bloomberg, a Qualcomm continuará fornecendo a "grande maioria" dos chips de modem para os dispositivos da Apple.

As expectativas eram de que a Qualcomm forneceria apenas uma pequena fração dos chips de modem a Apple, mas essas novas informações apontam que o trabalho da Apple para desenvolver um chip de modem 5G "falhou".

Isso significa que a Qualcomm permanecerá como fornecedora de modem da Apple para a linha de iPhone 15 prevista para ser apresentada em 2023.

A Qualcomm disse que está pronta para fornecer a "grande maioria" dos chips de modem para os dispositivos da Apple, apesar das expectativas anteriores de que forneceria apenas uma fração dos chips de modem.

Segundo Ming-Chi Kuo, analista da Apple, o desenvolvimento do chip parou, mas o trabalho continua e o lançamento levará mais tempo que o previsto.

Em 2017, a Apple abriu processo contra a Qualcomm acusando a fabricante de chips de coletar royalties injustamente por tecnologias que não eram de sua autoria,

Na época, a Apple planejava se afastar da Qualcomm líder em chips com tecnologia 5G para parar de pagar as taxas e usar a tecnologia Intel, mas a Intel não conseguiu fabricar chips 5G que atendessem aos padrões da Apple.

Como consequência, a Apple foi forçada a resolver seu processo com a Qualcomm e voltar a usar seus chips de modem 5G nas linhas ‌iPhone‌ e iPad.

No entanto, a Apple continua trabalhando para se livrar da Qualcomm e ter seu próprio chip de modem, a empresa até comprou o negócio de chips de modem da Intel para obter uma vantagem inicial.

Alguns rumores apontavam que a Apple estaria pronta para a transição até 2023, mas parece que levará um pouco mais de tempo para a Apple encerrar seus acordos com a Qualcomm.

Via: Bloomberg