Apple bloqueia iPhone de usuário após ele tentar corrigir bug na câmera

Imagem de: Apple bloqueia iPhone de usuário após ele tentar corrigir bug na câmera

O iOS 18 chegou com a promessa de ser a maior atualização da história do iPhone, trazendo recursos inovadores e melhorias de desempenho. Mas, nem tudo saiu como o esperado.

Desde o lançamento do iOS 18.2, diversos usuários têm relatado problemas que estão afetando funcionalidades básicas, como a câmera e a lanterna.

Um caso em particular chamou a atenção da web, um usuário teve seu iPhone bloqueado após seguir as instruções de um representante da Apple para corrigir o problema.

De acordo com os relatos, a atualização 18.2 do iOS, lançada no último mês, parece ter causado mais problemas do que trazido soluções.

Entre os principais relatos compartilhados no Reddit e no X, os usuários mencionam falhas na câmera, telas pretas ao tentar tirar fotos e demora na ativação da lanterna.

Um usuário identificado como Cryptographer64 descreveu o comportamento estranho da câmera após a atualização:

"Desde que atualizei para o iOS 18.2, minha câmera às vezes se recusa a funcionar. Quando tento usá-la, aparece apenas uma tela preta. Preciso abrir o aplicativo duas ou três vezes até que finalmente funcione. O mesmo acontece no Snapchat, onde a câmera fica preta e preciso reiniciar o app para que funcione. A lanterna também demora muito para ligar, especialmente pelo botão de ação."

Outro usuário disse ter uma experiência semelhante, reforçando que o problema não parece estar relacionado ao hardware, mas sim ao software:

"Achei que o problema era com meu telefone, mas após pesquisar em fóruns, percebi que está relacionado ao 18.2. A câmera apresenta tela preta, tanto ao abrir pelo botão de controle quanto pela tela de bloqueio. O problema só começou após a atualização."

A lanterna também não escapou das falhas. Muitos usuários mencionaram que o tempo de ativação aumentou consideravelmente, chegando a até 10 segundos em alguns casos.

Reset de fábrica agrava a situação

Um dos relatos que mais chamou a atenção e preocupou todos veio de um usuário que entrou em contato com o suporte da Apple em busca de uma solução.

O representante sugeriu que ele fizesse um reset de fábrica no dispositivo. Porém, o processo acabou fazendo com que o seu iPhone fosse bloqueado completamente.

"Eles disseram para redefinir meu telefone para as configurações de fábrica. Fiz isso, mas ocorreu um erro e agora meu telefone está bloqueado. A Apple afirma que o problema é do meu cabo, embora eu esteja usando o original que veio com o aparelho. Parece que estão tentando culpar os clientes até que resolvam a pior atualização já lançada."

Alguns usuários conseguiram solucionar os problemas temporariamente, mas outros tiveram sérias complicações, como o bloqueio do dispositivo.

Ainda não se sabe se todos os modelos de iPhone são afetados pelo problema no iOS 18.2, mas o número de reclamações vem aumentando e levanta preocupações sobre a estabilidade da atualização.

A Apple ainda não emitiu uma declaração oficial sobre os problemas relatados e nem reconheceu responsabilidade pelo incidente.

A recomendação para usuários que estão tendo dificuldades é evitar medidas como reset de fábrica, até que a empresa libere uma atualização corretiva ou forneça orientações mais claras.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.